Quinteto de Metais da Banda Sinfónica da PSP | Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança

O Quinteto de Metais da Banda Sinfónica da PSP atuou na manhã de dia 13 na Igreja de Jesus, no âmbito da primeira edição do Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança.


O grupo de metais, constituído por João Milheiro e Ricardo Matos, nos trompetes, Alexandre Pereira, na trompa, João Martinho, no eufónio, Daniel Afonso, na tuba, e David Pereira, que, na percussão, se junta ao conjunto nalguns temas, interpretou obras de reconhecidos compositores internacionais do século XVII, XIX e XX.

O Quinteto de Metais da Banda Sinfónica da PSP recuperou temas como “Fuga em Sol menor”, de Johann Sebastian Bach, “Te Deum”, de Charpentier, “Brass Quintet No.1”, de Victor Ewald, “Quintet”, de Michael Kamen, “Os Planetas”, de Gustav Holst, “Benediction”, de John Stevens, e “Song of Hope”, de Peter Meechan.

O concerto de dia 13 foi o segundo evento da primeira edição do Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança, que apresenta na Igreja de Jesus espetáculos, de entrada gratuita, de música de câmara tocada por militares e agentes da autoridade, sempre às 11h30.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do programa Convento ConVida, de promoção de música erudita na Igreja de Jesus, teve início a 7 de novembro com o Octeto de Sopros da Banda Sinfónica da Armada.

O terceiro concerto está agendado para dia 20, com o Quarteto de Saxofones da Banda de Música da Força Aérea.

A primeira edição do Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança encerra com dois concertos no último fim de semana de novembro.

A 27, o Ensemble de Sopros da Banda Sinfónica do Exército apresenta um programa essencialmente associado à “harmoniemusik”, género musical alemão que se reporta a ensembles de sopro durante o século XVIII.

Dia 28, o desfecho do festival está a cargo do Quarteto de Cordas da Banda Sinfónica da GNR.

As reservas para cada espetáculo devem ser feitas junto do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, de terça-feira a sábado, entre as 10h00 e as 18h00, e aos domingos, das 14h00 às 18h00, pelo telefone 969 754 106.