A adoção de hábitos saudáveis como fator preventivo da doença da diabetes foi um dos focos de uma iniciativa realizada esta manhã, nos mercados do Livramento e 2 de Abril, em Setúbal, para assinalar o Dia Mundial da Diabetes.


 Rastreios, ações de sensibilização e de promoção de comportamentos salutares foram proporcionados gratuitamente a mais de duas centenas de pessoas na iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, com a colaboração do Hospital da Luz, no Mercado do Livramento, e das farmácias Monte Belo e das Pontes, no Mercado 2 de Abril.

Alertas para os fatores de risco da diabetes, para a importância do diagnóstico precoce e para a necessidade de adoção de hábitos saudáveis, nomeadamente a prática de exercício físico aliado a uma alimentação equilibrada, foram objetivos da iniciativa realizada ao longo da manhã nos dois mercados setubalenses.

No Mercado do Livramento, profissionais do Hospital da Luz conduziram 187 rastreios relacionados com a avaliação de glicemia e partilharam conselhos sobre conjugações possíveis para a realização de refeições saudáveis tendo em conta os vários grupos da roda dos alimentos.

Já no Mercado 2 de Abril, com a participação de 55 pessoas, técnicos das farmácias Monte Belo e das Pontes realizaram igualmente rastreios clínicos para a avaliação de glicémia, assim como outros relacionados com o índice de massa corporal e de tensão arterial.