Pedro PIna, vereador do pelouro da Saúde, marcou presença no evento

O vereador da Câmara Municipal com o pelouro da Saúde, Pedro Pina, marcou presença, no dia 10, na abertura dos “7 Dias do Coração”, onde lembrou a importância dos rastreios.


Acompanhado do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, Pedro Lopes, e do diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, Luís Pombo, o vereador Pedro Pina visitou a área da Avenida Luísa Todi onde, até dia 12, decorrem rastreios gratuitos à população de fatores de risco cardiovascular, no âmbito dos “7 Dias do Coração”.

“Esta iniciativa é tão importante e tão relevante. As pessoas têm a oportunidade de verificar a sua saúde e também de ser alertadas e sensibilizadas para cuidados a ter”, acentuou o autarca no final da visita.

O autarca enfatizou que o município de Setúbal, ao organizar o evento juntamente com o Centro Hospitalar de Setúbal, o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, contribui, igualmente, para a qualidade de vida na cidade.

“É um contributo muito importante que a Câmara Municipal uma vez mais dá para que a sua população seja uma população saudável e para uma cidade que se quer com bem-estar e com qualidade de vida”, afirmou.

O presidente do Conselho de Administração Centro Hospitalar de Setúbal, Pedro Lopes, afirmou que as ações de sensibilização promovidas durante o evento têm “um impacte muito mais significativo do que em contacto hospitalar”, uma vez que os profissionais de saúde estão próximos da população “num ambiente descontraído e agradável”.

O dirigente considerou ainda que existe “uma responsabilidade partilhada”, nomeadamente com a Câmara Municipal, em matérias relacionadas com a saúde.

“A responsabilidade em saúde tem de ser partilhada e este tipo de eventos, em que todos estamos a trabalhar com o mesmo alinhamento, é importante e com impacte significativo na população e é isso que se pretende”, rematou.

O circuito de rastreios a diversos fatores de risco cardiovascular, como colesterol, diabetes e tensão arterial, e a avaliação da condição de saúde por uma equipa médica e de enfermagem está disponível, até dia 12 de maio, entre as 10h00 e as 16h00.

“A ideia é termos um circuito no qual os doentes vão fazendo várias atividades de determinação do colesterol, da glicemia, e enquanto estão a fazer essas atividades estão também a fazer alguma educação. Um profissional que está a determinar a glicemia está nesse mesmo momento a informar sobre quais os problemas da diabetes e como controlar a doença”, referiu o diretor de Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Setúbal, Rui Carias.

O evento “7 Dias do Coração”, integrado no “Maio, Mês do Coração”, promove, igualmente, a prática da atividade física, com a realização, no dia 20, da caminhada “Arrabaldes de Setúbal”, num percurso, de nível moderado, entre a Serra da Arrábida e a cidade, com início às 09h00, em frente da Casa da Baía.

As inscrições para a caminhada devem ser feitas pelo endereço de correio eletrónico disoc@mun-setubal.pt ou pelo contacto telefónico 936 616 738.

Pela primeira vez, o evento “7 Dias do Coração” tem uma extensão a Azeitão, com a realização de rastreios cardiovasculares gratuitos no dia 31, das 10h00 às 16h00, no Parque do Morango, em Brejos de Azeitão.