Rastreio de doenças virais (VIH/Hepatite/Sífilis)

Uma ação de sensibilização sobre o VIH/Sida, hepatites B e C e sífilis, que inclui testes rápidos de diagnóstico precoce destas patologias, esclarecimento de dúvidas e distribuição de preservativos, realiza-se nos dias 26 e 27 em Setúbal.


A iniciativa, promovida a nível nacional pelo GAT – Grupo Ativista em Tratamento, insere-se no âmbito da Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites Virais e é promovida, localmente, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Entre as 10h00 e as 18h00, na placa central da Avenida Luísa Todi, próximo do Mercado do Livramento, uma carrinha com uma equipa de profissionais de saúde esclarece dúvidas, realiza testes de despiste daquelas infeções sexualmente transmissíveis e distribuir preservativos, tudo gratuitamente.

Rosa Freitas, da Rede de Rastreio Comunitária do GAT, explica que a iniciativa tem como objetivo “aumentar o número de rastreios em contexto comunitário” e o acesso rápido aos cuidados de saúde, sendo que Portugal está entre os países da União Europeia com mais casos de deteção tardia para a infeção por VIH.

O teste, feito através de uma picada no dedo, será sempre “anónimo, confidencial e gratuito”.

Nos casos das hepatites B e C, o teste só é aplicado se a pessoa reunir determinadas características, quadro em que se inserem, por exemplo, consumidores de drogas intravenosas, tipicamente mais expostos ao risco de infeção destas doenças.

Quem tem interesse em participar, mas não pode estar presente nos rastreios de dia 26 e 27, que contam com a parceria local da Câmara Municipal de Setúbal, o GAT disponibiliza, frequentemente, campanhas para chamar a atenção e sensibilizar as pessoas para realizarem os testes, principalmente aquelas que têm comportamentos de risco.

Além da ação dos dias 26 e 27 em Setúbal, o GAT realiza, com frequência, rastreios de despiste destas patologias. O planeamento das ações pode ser consultado na página https://www.facebook.com/GATmovese/.