7 Dias do Coração - rastreios gratuitos - prevenção doenças cardiovasculares

Rastreios gratuitos de fatores de risco cardiovascular e fibrilhação auricular estão disponíveis à população até ao dia 13 de maio na placa central da Avenida Luísa Todi, no âmbito da 12.ª edição da iniciativa “7 Dias do Coração”.


Os “7 Dias do Coração”, iniciativa integrada no “Maio, Mês do Coração”, tiveram início a 11 de maio, numa organização da Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardo, com a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal, Centro Hospitalar de Setúbal, Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida e Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Com inscrições das 09h30 às 16h00, os interessados passam pelos gabinetes de obesidade/nutrição, hipertensão arterial, eletrocardiograma, tabagismo, diabetes, exercício físico e colesterol, saindo com uma avaliação global da sua situação feita por médicos, com parâmetros que incluem colesterol, triglicéridos, glicemia, tensão arterial e risco de diabetes nos próximos dez anos.

Quitéria Rato, médica do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Setúbal e coordenadora deste projeto, salienta que “a doença cardiovascular continua a ser a doença mais prevalente em Portugal, com múltiplos fatores de risco”, mas recorda que, se estes forem controlados, “consegue-se diminuir o risco de mortalidade e mesmo de morbilidades, ou seja, de complicações”.

A clínica assinala que a intenção dos rastreios, realizados em cerca de uma hora, é promover a qualidade de vida. “Aposte na saúde, melhore a sua vida”, apelou na abertura da edição de 2022 dos “7 Dias do Coração”, evento realizado desde 2011, mas sem atividades na Avenida Luísa Todi nos últimos dois anos em virtude da pandemia de covid-19.

“Uma pessoa pode ter a tensão alta ou colesterol, mas, se forem controlados, o risco de poder vir a ter um enfarte ou um AVC – a dita trombose – são menores. Mais do que tratar, a aposta neste evento, a que chamámos ‘7 Dias do Coração – Para um Ano Com Saúde’, é motivar as pessoas para controlarem os seus fatores de risco, para serem saudáveis, para evitar a doença”, afirmou.

O rastreio, que nas edições anteriores abrangeu “uma média de 600 pessoas nos três dias, 200 pessoas por dia”, é efetuado no sentido de “chamar a atenção e controlar os fatores de risco para prevenir a doença” no caso de quem não tem enfermidade, ou, se ela já existe, fazer “um controlo muito apertado dos fatores de risco para evitar o agravamento da doença ou novos eventos”.

Para isso, além do controlo dos fatores de risco, “há que ter um estilo de vida saudável”, frisou Quitéria Rato, destacando a importância de uma correta nutrição e de se praticar “pelo menos meia hora” por dia de exercício físico, “porque melhora a saúde e a qualidade de vida, diminuiu o risco de eventos cardíacos, que podem limitar muito a vida da pessoa”.

Além do rastreio de fatores de risco cardiovascular e de fibrilhação auricular, o programa da 12.ª edição da iniciativa “7 Dias do Coração”, que termina no dia 14 de maio, integra outras ações de promoção da atividade física e de educação para a saúde.

Para o último dia, entre as 09h00 e as 12h00, com ponto de encontro junto do Clube de Vela do Sado, estão programadas uma caminhada pela orla marítima com a maré baixa entre as praias da Saúde e de Albarquel e uma visita ao Forte de Albarquel, sendo o regresso a Setúbal feito pelo passadiço de madeira junto da estrada EN10-4.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril