"7 Dias do Coração" com visita institucional

O vereador Pedro Pina, da Câmara Municipal de Setúbal, apontou a Saúde como um dos esteios fundamentais na qualidade de vida das cidades durante uma visita que efetuou, na manhã de 12 de maio, aos rastreios realizados no âmbito dos “7 Dias do Coração”.


Acompanhado de todo o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, Pedro Pina, vereador com o pelouro da Saúde, visitou a área da placa central da Avenida Luísa Todi onde, durante três dias, até sexta-feira, decorrem rastreios gratuitos à população de fatores de risco cardiovascular e fibrilhação auricular, no âmbito da 12.ª edição da iniciativa “7 Dias do Coração”.

Ao recordar que, após uma interrupção de dois anos devido à pandemia por covid-19, estava a ser retomado “um evento que já tem uma história” na cidade, o autarca notou que a iniciativa tem “uma importância muito grande”, sobretudo no que diz respeito à sensibilização e informação da população.

 “A saúde é hoje um dos esteios fundamentais na qualidade de vida das cidades e, portanto, pessoas saudáveis são também cidades saudáveis”, acentuou Pedro Pina, que destacou a “relação estreita” entre o município, o Centro Hospitalar de Setúbal e outras entidades, como a Faculdade de Motricidade Humana, na organização do evento.

Pedro Pina, que testou o colesterol, recordou que os “7 Dias do Coração”, iniciativa integrada no “Maio, Mês do Coração”, disponibilizam “um conjunto alargado de rastreios, que permitem sinalizar e identificar algumas fragilidades na saúde das pessoas”, contribuindo para que, em caso de necessidade, estas passem a ser acompanhadas no Centro Hospitalar de Setúbal.

“É a satisfação de voltar, depois de dois anos de interregno, a ter esta iniciativa, é a satisfação de ver a adesão das pessoas a quererem procurar a literacia da saúde e a Câmara Municipal pronta, também, a ser um parceiro neste caminho que temos feito e que continuaremos a fazer”, concluiu.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, Manuel Roque, afirmou que este é “um acontecimento importante para a cidade, que permite ao hospital sair de dentro dos seus muros e estar muito mais próximo” da população.

“Não fazemos mais do que contribuir para que a nossa missão seja mais solicitada no dia a dia”, referiu Manuel Roque, adiantando que a equipa responsável pela iniciativa tem “a experiência adquirida de vários anos” e, segundo o que lhe é transmitido, “está a correr tudo bem”.

Os “7 Dias do Coração” tiveram início no dia 11, numa organização da Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardo, com a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal, do Centro Hospitalar de Setúbal, do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Com inscrições das 09h30 às 16h00, os interessados passam pelos gabinetes de obesidade/nutrição, hipertensão arterial, eletrocardiograma, tabagismo, diabetes, exercício físico e colesterol, saindo com uma avaliação global da sua situação feita por médicos, com parâmetros que incluem colesterol, triglicéridos, glicemia, tensão arterial e risco de diabetes nos próximos dez anos.

Além do rastreio de fatores de risco cardiovascular e de fibrilhação auricular, o programa da 12.ª edição da iniciativa “7 Dias do Coração”, que termina a 14 de maio, integra outras ações de promoção da atividade física e de educação para a saúde.

Para o dia 14, entre as 09h00 e as 12h00, com ponto de encontro junto do Clube de Vela do Sado, estão programadas uma caminhada pela orla marítima com a maré baixa entre as praias da Saúde e de Albarquel e uma visita ao Forte de Albarquel, sendo o regresso a Setúbal feito pelo passadiço de madeira junto da estrada EN10-4.

No Forte de Albarquel, Fernando Tomé e João de Deus vão falar aos participantes na caminhada sobre os benefícios do exercício físico, tendo por base as suas experiências enquanto jogadores e treinadores de futebol.