Rastreios e ações de sensibilização para a importância da diabetes são proporcionados gratuitamente à população a 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes, entre as 09h00 e as 13h00, na placa central do Mercado do Livramento.


A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, com a colaboração do Agrupamento dos Centros de Saúde Arrábida e da Unidade de Cuidados na Comunidade de Palmela, visa sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce da diabetes tipo II.

 Sob o mote “Proteja a sua família, avalie o seu risco de diabetes”, durante a manhã são proporcionados rastreios e esclarecimentos sobre o modo como esta doença afeta o quotidiano da população.

A Diabetes mellitus, tipo I, também conhecida como diabetes insulinodependente, e tipo II, é uma doença metabólica crónica, mais frequente no mundo ocidental, caracterizada pelas alterações dos níveis de açúcar no sangue, a glicemia.

Considerada um problema de saúde pública, resulta, na maioria das vezes, do modo de vida e dos hábitos da população. Segundo a Associação Protetora dos Diabéticos, Portugal é o país da União Europeia que tem mais pessoas com diabetes, com mais de um milhão de doentes diagnosticados, cerca de 14 por cento da população.