“Ecopontos nas Escolas” é um projeto-piloto que a autarquia está a dinamizar na rede escolar do concelho e que pretende dotar todos os estabelecimentos de ensino com gestão municipal de pontos de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos.

O objetivo é sensibilizar, desde cedo, as crianças para a importância e necessidade da separação seletiva de detritos e, simultaneamente, fomentar a criação de hábitos ambientalmente sustentáveis.

Paralelamente, este projeto contribui para o alargamento da rede de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos e dota as escolas desta valência ecológica, que se junta, nalguns casos, aos oleões para recolha de óleos alimentares usados.

A iniciativa, enquadrada na estratégia ambiental defendida pelo município, arrancou a 30 de novembro com a instalação do primeiro ecoponto deste projeto de educação ambiental na Escola da Brejoeira, em Azeitão.

O ecoponto, de menor dimensão, é uma réplica dos equipamentos que integram a rede de recolha seletiva existente no espaço público do concelho, com três contentores para a deposição diferenciada de vidro, plástico/metal e papel/cartão.

O “Ecopontos na Escola”, impulsionado pela Câmara Municipal de Setúbal, conta com o apoio da OVO, empresa responsável pelo fabrico destes equipamentos, que ofereceu ao município o ecoponto instalado na Escola da Brejoeira.

O projeto-piloto liderado pela Câmara Municipal de Setúbal, com início na Escola da Brejoeira, vai ser implementado nos outros 33 estabelecimentos de ensino do concelho com gestão municipal, com instalação de ecopontos agendada para breve.