18° Muito nublado

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros (SMPCB) de Setúbal recomenda a adoção de um conjunto de medidas de prevenção e cuidados especiais para a diminuição de riscos durante o período de chuvas que agora começa.


Com o início do ano hidrológico, o SMPCB aconselha a população a proceder à limpeza de telhados, algerozes e chaminés, à desobstrução de sistemas de escoamento de águas em varandas e quintais e à limpeza e desobstrução de sumidouros, sarjetas, valetas e outros canais de drenagem, com a respetiva remoção de folhas caídas, areias e pedras.

Os moradores em zonas com registo habitual de cheias, devem obter anteparos de madeira ou de metal para a porta da rua, de maneira a evitar inundações nas habitações, enquanto a população, em especial idosos e crianças, deve adotar medidas de prevenção contra a gripe.

Estruturas como andaimes, toldos e tendas requerem atenção especial mediante cenários de rajadas de vento mais fortes.

No interior das habitações, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros recomenda a manutenção e uma reserva de água potável e de alimentos, um rádio, uma lanterna, velas e fósforos e medicamentos essenciais para a toda a família.

A população deve ter, também, em casa, agasalhos e reservas de roupa, bem como fotocópias de documentos de identificação de todos os elementos do agregado familiar, assim como de outros documentos importantes.

Em cenários climatéricos que incluam a ocorrência de trovoada deve-se desligar os aparelhos elétricos e usar os telefones apenas em caso de emergência.

Se o período de trovoada ocorrer durante a condução de um automóvel, condutor e passageiros devem permanecer dentro do veículo, enquanto, na rua, nunca se deve procurar abrigo debaixo de árvores altas e junto ou próximo de redes, tubos, linhas ferroviárias ou outras estruturas ou objetos metálicos.

Também se deve evitar permanecer no topo de colinas, em campo aberto ou na praia durante cenários climatéricos com ocorrência de trovoada.

Mais informações disponíveis em www.mun-setubal.pt, na área “Segurança”, ou através de contacto direto com o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, pelo telefone 265 522 122 ou endereço smpc@mun-setubal.pt.