Guia de Turismo Acessível - lançamento

A Câmara Municipal de Setúbal lançou no dia 2 de junho uma publicação que concentra as informações sobre os recursos turísticos acessíveis a todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, existentes em Setúbal e Troia.


O Baía de Setúbal para Todos – Guia de Turismo Acessível, divulgado num evento realizado na Casa da Baía, resulta de um levantamento dos espaços turísticos e percursos acessíveis no concelho de Setúbal e na península de Troia, com o objetivo de permitir a pessoas com dificuldades de mobilidade a preparação de viagens tendo em conta as suas necessidades.

Em cerca de cem páginas, são disponibilizadas informações sobre a acessibilidade de alojamentos, espaços para campismo, restauração, enoturismo, operadores turísticos, natureza, praias, campos de golfe, espaços verdes urbanos e grandes superfícies.

A publicação apresenta ainda dois percursos acessíveis com pontos de interesse turísticos, históricos e culturais, em Setúbal e Troia.

“Esta publicação constitui mais um importante contributo da Câmara Municipal de Setúbal para uma cidade mais inclusiva e aberta a todos. A informação que fornece resulta de um aturado trabalho de verificação dos espaços e percursos acessíveis a todos, mas, acima de tudo, de um processo continuado de transformação da cidade e dos seus espaços públicos”, sublinhou a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira.

A autarca considera que o Guia de Turismo Acessível evidencia que em Setúbal estão a ser dados “passos seguros” na promoção de uma cidade acessível, graças a um conjunto de investimentos realizados pelo município nos últimos anos.

“A Câmara Municipal tem vindo a incluir nos projetos de intervenção e nos planos de atividades, nas mais diversificadas áreas, a preocupação com a inclusão, acessibilidade e mobilidade sustentável.”

O rebaixamento de passadeiras, o nivelamento de passeios com as vias de circulação, a construção de ciclovias e a criação de condições para tornar os equipamentos municipais acessíveis a pessoas que se deslocam em cadeiras são alguns exemplos.

Maria das Dores Meira sublinhou, igualmente, o facto de Setúbal ter praias acessíveis e uma vasta oferta de eventos desportivos de escala internacional, como a Setúbal Bay, prova mundial de natação em águas abertas, e o Setúbal Triathlon, competição de triatlo, que incorporam a participação do desporto adaptado.

Na cultura, o Festival de Música de Setúbal trabalha a inclusão social através da música e na área do alojamento “todos os hotéis de Setúbal dispõem de condições para pessoas com mobilidade reduzida e os transportes públicos locais utilizam viaturas adaptadas”, realçou Maria das Dores Meira.

A autarca defende que o futuro “assenta na preservação dos e comunidades locais, articulada com experiências e produtos de turismo de qualidade” e acredita que “estas experiências devem ser para todos, não devem ser restritivas para quem tem limitações”.

Maria das Dores Meira reconhece que “há ainda muito trabalho pela frente, principalmente ao nível do setor privado, no que refere à mobilidade, e na adaptação dos equipamentos culturais a outros tipos de necessidades especiais”, mas acredita que o caminho que está a ser trilhado está a criar uma “Setúbal para todos”.

O Guia de Turismo Acessível, elaborado por técnicos de vários serviços da autarquia, com o objetivo de proporcionar uma ferramenta útil na preparação de uma viagem a Setúbal.

“Uma das principais dificuldades das pessoas com mobilidade reduzida é saber que condições de acessibilidade vão encontrar nos hotéis, restaurantes e equipamentos culturais, bem como onde estacionar e como circular. Compilámos um conjunto de informações que responde a esta preocupação”, indicou Filipa Fernandes, da Divisão de Turismo da autarquia.

Outra técnica municipal envolvida no projeto é Ana Martins, paraplégica na sequência de um acidente de viação, passando a deslocar-se em cadeira de rodas, que divulga boas práticas na área do turismo acessível para pessoas com mobilidade reduzida no blog “JustGo”.

“Este guia é muito importante para mim. É um grande orgulho fazer parte deste projeto”, sublinhou Ana Martins, para quem Setúbal “tem evoluído muito em termos de acessibilidades”.

O Guia de Turismo Acessível, publicado no âmbito do Plano de Ação para o Turismo no Concelho de Setúbal, está disponível, gratuitamente, em todos os postos de turismo municipais e em formato digital em https://bit.ly/3pbwfxo.

Além de informações sobre os recursos turísticos acessíveis e a proposta de dois percursos com vários pontos de interesse, em Setúbal e Troia, fornece contactos úteis, nas áreas do turismo, segurança, saúde e transportes.