O MISP é promovido pelo ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, pela Câmara Municipal de Setúbal e pela associação de imigrantes Edinstvo, sendo co-financiado pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros.

Repartições de Finanças, Segurança Social, Serviço de Estrangeiros e Fonteiras, Centro de Emprego e Centros de Saúde são alguns dos serviços públicos para os quais os três agentes mediadores do MISP de Setúbal têm sido mais solicitados.

Os cidadãos devem deslocar-se ao gabinete do MISP, a funcionar no Centro Multicultural, na Rua das Piteiras, de forma a ser prestado apoio, nomeadamente na questão da língua, no local ou, caso seja necessário, numa deslocação a um serviço determinado.

Focada para a comunidade, esta ajuda, aberta também a instituições, é facultada pelos agentes mediadores destacados pela associação Edinstvo, fluentes em línguas como russo, moldavo, romeno e crioulo.

A colaboração em projetos que envolvam cada vez mais a comunidade é outra das missões, sendo exemplo a participação da equipa de mediadores na tradução das mensagens que identificaram as árvores de Natal em exposição em dezembro na Baixa da Setúbal, no âmbito da iniciativa municipal “Natal Ecológico”.

O projeto MISP de Setúbal tem ainda atendimento no Gabinete do Imigrante e Minorias Étnicas da Câmara Municipal, a funcionar na Rua de Damão, n.º 19 B.