Plataforma Global para a Redução do Risco de Catástrofes - Genebra

O vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal, está a participar no encontro da Plataforma Global para a Redução do Risco de Catástrofes, promovido pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, a decorrer até 17 de maio, em Genebra, Suíça.


A Plataforma Global para Redução de Risco de Catástrofes é um fórum bienal, com a participação de entidades de vários países, entre as quais o município de Setúbal, que assume um papel fundamental no processo de monitorização e implementação do Quadro de Sendai para a Redução do Riscos de Catástrofes 2015-2030.

Carlos Rabaçal participou ontem como orador numa das sessões preparatórias dos trabalhos da plataforma, que decorre até sexta-feira, em Genebra, com a dinamização de uma apresentação sobre o tema “Construir a confiança local para novos caminhos”.

O autarca apresentou o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal na área da Proteção Civil com o objetivo de “afirmar o município como referência nacional na promoção da segurança urbana”, sublinha Carlos Rabaçal.

O Grupo de Trabalho da Mitrena, a construção de parques urbanos na cidade, os projetos Hortas Urbanas e Nosso Bairro, Nossa Cidade, a construção de ciclovias e do futuro Terminal Interface de Setúbal e o desenvolvimento da aplicação móvel Setúbal SOS são exemplos de ações locais para a redução do risco de catástrofes apontadas por Carlos Rabaçal.

O autarca apresentou, igualmente, as conclusões da Declaração de Setúbal, aprovada na segunda edição da Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania, realizada nos dias 28 e 29 de março.

“A incorporação da Segurança como pilar estruturante na estratégia e definição das políticas locais é um dos fatores que mais contribuíram para o desenvolvimento social e económico do município de Setúbal”, conclui Carlos Rabaçal.

O vereador da Proteção Civil revelou ainda no encontro que já está agendada a terceira edição da Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania, em Setúbal, para os dias 25 e 26 de março de 2021, com o tema “Os contributos da Ciência para a Segurança”.