O projeto municipal, com perto de mil utentes envolvidos ao longo do ano, promove a prática do exercício físico como veículo de bem-estar físico e mental, de saúde e de qualidade de vida, através de um conjunto de atividades de gerontomotricidade, hidroginástica, boccia, chi-kung e danças sociais.

Além destas atividades regulares, que se realizam semanalmente em vários locais do concelho, os idosos também participam em ações pontuais de convívio e formação, como momentos culturais e palestras.  

Na festa de encerramento, na sexta-feira, são esperadas cerca de duas centenas de idosos num programa que tem início às 10h30 com uma aula de chi-kung a que se segue, uma hora depois, uma mega-aula de hidroginástica.

A seguir ao almoço-convívio, uma espécie de piquenique em que todos partilham a comida que levaram, há um momento de animação a cargo dos próprios utentes.

Da parte da tarde, às 15h00, realiza-se um conjunto de atividades de boccia, dança e hóquei em campo.

A festa termina com uma mega-aula de zumba que tem início às 16h00.

O objetivo do Desportivamente em (Re)Forma é quebrar o ciclo de solidão e isolamento que tantas vezes acompanha o quotidiano da população em situação de reforma.

Além das atividades regulares, é feito o acompanhamento, a avaliação e a prescrição do exercício, procedendo-se paralelamente à análise de aspetos no âmbito da saúde, como o controlo da tensão arterial e do peso.