As obras, lideradas pela Câmara Municipal de Setúbal, são enquadradas num plano integral de reabilitação viária desenvolvido pelos serviços camarários que visa otimizar a distribuição de trânsito na cidade, nomeadamente com a implementação de um conjunto de infraestruturas rodoviárias.

Uma das soluções adotadas no âmbito do plano estratégico que permite melhorar o fluxo de trânsito automóvel está em curso na Avenida da Europa, com a criação de uma rotunda na zona de confluência daquela via com a Avenida Independência das Colónias.

Com esta medida, é constituído um novo eixo de entrada no centro da cidade de ligação à frente ribeirinha e que permite a redução de tráfego na Avenida República da Guiné-Bissau, via para a qual está programada, com trabalhos a iniciar em breve, uma profunda reabilitação urbanística.

A redistribuição de trânsito programada para a Avenida da Europa inclui, posteriormente, a construção de uma outra rotunda, a instalar na interseção com a Rua Manuel Joaquim Santana Reimão, que dá acesso à zona habitacional do Bairro do Liceu.

Na zona da Várzea, área para a qual está projetada a construção de um amplo parque verde para usufruto da população, está igualmente em curso uma obra viária, que corresponde à criação da primeira fase de uma via de ligação entre a Estrada dos Ciprestes e a Avenida da Europa.

Esta intervenção, já preconizada no projeto do futuro Parque Urbano da Várzea, é impulsionada pela construção do emissário dos Ciprestes/Bonfim, uma infraestrutura primária de saneamento que começou a ser criada, há largos meses, no âmbito da obra do Alegro Setúbal.

Com a construção da via de ligação entre a Estrada dos Ciprestes e a Avenida da Europa, a Câmara Municipal de Setúbal garante uma alternativa de circulação para os automobilistas durante o período de execução dos trabalhos no subsolo para instalação daquela rede de saneamento.

A reformulação do cruzamento nas imediações do futuro Alegro Setúbal, que inclui a construção de uma rotunda de grande dimensão, em curso desde meados de setembro, materializa mais uma das ações de requalificação urbana e de otimização viária em execução na cidade.

Esta reestruturação do nó de interseção do final da A12 com as avenidas Álvaro Cunhal, Antero de Quental e Pedro Álvares Cabral, com a construção de uma infraestrutura viária de circulação giratória, é uma das alterações de maior relevância a executar na entrada norte de Setúbal.

A nova rotunda, que estará em pleno funcionamento em novembro, fica dotada de três vias de circulação interna, solução que permite uma maior fluidez no tráfego automóvel naquela que é uma das principais entradas na cidade.

A otimização e o reordenamento do esquema de circulação rodoviária impulsionado naquela área de Setúbal motivaram a Câmara Municipal a promover a criação de uma rotunda no cruzamento dos “Quatro Caminhos”, solução que permite melhorar ainda mais o escoamento do tráfego proveniente, sobretudo, da A12.

No âmbito da requalificação de vias estruturantes da cidade, a Autarquia prepara-se para avançar com uma operação urbanística que dota um conjunto de vias de renovadas características urbanas, com prioridade para o usufruto público, e que promove, igualmente, o reordenamento de trânsito.

Os trabalhos, a executar em breve, englobam ações nas avenidas Alexandre Herculano e República da Guiné-Bissau e na Praça Vitória Futebol Clube, arruamentos que ganham uma maior atratividade e renovam as dinâmicas de usufruto e de vivência urbana.

O objetivo de assegurar uma melhor redistribuição do sistema de circulação viário na cidade passa pela Praça Vitória Futebol Clube, nó giratório que distribui o trânsito nas avenidas Alexandre Herculano, República da Guiné-Bissau, Dr. António Rodrigues Manito e 22 de Dezembro.

Naquela praça, os trabalhos incluem o redimensionamento da rotunda existente a par da construção de uma nova infraestrutura viária, na confluência das avenidas Dr. António Rodrigues Manito e 22 de Dezembro, soluções que asseguram uma maior fluidez e reorganização de tráfego.