Cidade de Setúbal e Serra da Arrábida

A relação entre a saúde e o território e planeamento urbano é abordada no dia 25 de fevereiro, a partir das 16h00, no quarto debate em formato digital preparatório da primeira edição do Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si”.


O webinar, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com moderação da vereadora com o pelouro do Ambiente, Carla Guerreiro, conta com quatro oradores convidados, que analisam temáticas relacionadas com “Território e Planeamento Urbano: O potencial Salutogénico do Património Natural e Construído”.

O arquiteto Fernando Travassos, consultor na área de urbanismo da autarquia sadina, reflete sobre “O que é uma cidade saudável?”, abordando o caso de Setúbal.

Já Vasco Raminhas, chefe de Divisão de Planeamento Urbanístico do município de Setúbal, fala sobre como o Plano Diretor Municipal pode funcionar como um instrumento de promoção de saúde.

O contributo das áreas protegidas para a promoção de saúde e da atividade física é a temática destacada por Rui Pedro Julião e Ricardo Nogueira Mendes, investigadores da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Lleida, na Catalunha, Espanha.

Conceição Loureiro, chefe da Divisão de Direitos Sociais da autarquia sadina, analisa a importância das redes de vizinhança e proximidade na promoção da saúde e apresenta o caso concreto do projeto “Intervenção no Território da Anunciada”, desenvolvido pelo município.

As inscrições para participação devem ser feitas pelo preenchimento de um formulário online disponível no link https://bit.ly/39FEP1f . Posteriormente, os inscritos recebem os dados de acesso à participação no webinar e, no decorrer da sessão, podem colocar questões por chat aos oradores convidados.

Todos os interessados podem assistir às sessões do Fórum de Saúde em direto no canal de Youtube e na página de Facebook do município de Setúbal, sem necessidade de inscrição.

Este ciclo já contou com três sessões, nos dias 2, com o tema “Estado de Saúde e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis”, 8, sobre a “Comunicação em Saúde”, e 18, com a análise das “Desigualdades no Acesso à Saúde”.

O Fórum de Saúde, que procura também celebrar, em Setúbal, o Dia Mundial da Saúde, assinalado anualmente a 7 de abril, pretende criar um espaço de reflexão e partilha de conhecimento nesta área da sociedade.

A primeira edição, a realizar no dia 8 de abril, conta com duas sessões específicas destinadas a debater o Perfil de Saúde e o Plano de Desenvolvimento de Saúde do Município de Setúbal, ambos em elaboração.

A comissão organizadora do evento é composta, além da Câmara Municipal, pelo ACES Arrábida – Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, pela Associação da Indústria da Península de Setúbal, pela Associação Nacional de Farmácias, pelo Centro Hospitalar de Setúbal, pela Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas e pelo Hospital da Luz Setúbal.

O Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto Politécnico de Setúbal e as juntas de freguesia do concelho, bem como personalidades ligadas à comunidade educativa, ao movimento associativo popular, às instituições particulares de solidariedade social e à Comissão Municipal de Proteção Civil também fazem parte da comissão organizadora.