“Turismo Ativo, Desporto, Natureza e Sustentabilidade” é o tema da edição 2018 do CITADNS, evento anual realizado alternadamente em Portugal e em Espanha, numa parceria entre o IPS – Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, com o apoio, entre outras entidades, da Câmara Municipal de Setúbal.

Congressistas nacionais e estrangeiros, entre investigadores, académicos, estudantes, autarcas, especialistas e profissionais do desporto, do turismo e do lazer, vão refletir sobre a crescente importância do turismo e da difusão de produtos turísticos resultantes da relação entre o desporto e o turismo, nomeadamente o turismo ativo.

O debate é promovido através da apresentação de estudos, de investigações concluídas, de experiências genuínas e simbólicas e de exemplos de boas práticas académicas e profissionais.

Os participantes podem divulgar artigos científicos originais, abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação, soluções ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos ou de avaliação, em diversas áreas relacionadas com o tema em análise.

Os artigos apresentados no CITADNS’2018 são depois publicados na Revista Acción Motriz da Asociación Científico Cultural en Actividad Física y Deporte.

A sessão de abertura, marcada para dia 12, às 09h30, no Auditório Nobre do IPS, localizado na Escola Superior de Tecnologia, conta com as presenças da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente da Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público, José Rodrigues, do presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, e do reitor da Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Rafael Robaina Romero.

O encontro decorre, no primeiro dia, até às 18h30, e, no seguinte, entre as 09h30 e as 20h00, com diversas mesas redondas, sessões plenárias e sessões paralelas, além de uma tertúlia sobre “Turismo e Desenvolvimento”, por Licínio Costa, a 13, às 20h00.

O último dia do evento, a 14, é dedicado a um programa social que inclui um périplo turístico pelo distrito de Setúbal, com degustação de produtos regionais e prova de vinhos.