Repavimentação da Avenida D. João II

A Câmara Municipal de Setúbal iniciou no dia 31 de março a repavimentação da Avenida D. João II, com o objetivo de dar mais condições de segurança aos automobilistas e de melhorar a acessibilidade e a circulação viária e pedonal.


A intervenção constitui uma resposta direta sinalizada no âmbito do programa municipal de participação cidadã Ouvir a População, Construir o Futuro, o qual aproxima os cidadãos da gestão autárquica ao fazer um levantamento de necessidades e apontar soluções de resolução.

Os trabalhos têm a duração prevista de três semanas e incluem a fresagem prévia do pavimento existente, limpeza do piso, colocação de nova camada de betão betuminoso e remarcação da sinalização horizontal, que se encontrava pouco visível.

No total trata-se de uma extensão aproximada de 470 metros, o que corresponde a uma área estimada de 5450 metros quadrados, sendo necessário, por isso, a colocação de cerca de 700 toneladas de massas asfálticas.

Esta operação urbanística enquadra-se no conjunto de requalificações que a autarquia tem vindo a realizar em todas as freguesias do concelho, com o objetivo de aumentar e reforçar a qualidade do espaço público, eliminar obstáculos à circulação pedonal e dar mais garantias de segurança aos automobilistas.

Neste caso, é executada por administração direta, ou seja, com recurso a meios técnicos e humanos do próprio município.

Esta intervenção na Avenida D. João II implica, nesta fase, o corte total da circulação rodoviária no sentido Praça Miguel Bombarda/Praça de Portugal no dia 1 de abril, entre as 08h00 e as 18h00.

Como alternativa, os automobilistas devem utilizar as ruas António José Batista e da Tebaida, a rotunda dos Quatro Caminhos, a Avenida Pedro Álvares Cabral e a Praça de Portugal.

Transportes públicos e veículos de socorro e emergência podem circular sem restrições no troço afetado.