“Estamos a reforçar a qualidade ambiental da cidade. Só na Avenida Luísa Todi está a ser colocado um total de 58 novas árvores, tornando-a mais atrativa e com melhores condições de usufruto”, sublinhou a autarca, durante a plantação de mais um espécime, momento simbólico que assinalou a efeméride, no qual marcou igualmente presença o vereador do Ambiente, Manuel Pisco.

Na Avenida Luísa Todi, um dos locais da cidade onde estão centrados vários trabalhos relacionados com o tratamento, manutenção e conservação arbórea, foram eliminados do espaço público 59 cepos e removidas 35 árvores que se encontravam secas ou em avançado estado de degradação.

“Optámos por remover um conjunto de árvores desta avenida porque estava em causa a segurança dos munícipes. Em condições meteorológicas adversas, uma árvore seca ou debilitada por pragas tem maiores probabilidades de pôr em causa a integridade das populações”, explicou Maria das Dores Meira.

O investimento de cerca de 25 mil euros, só para Avenida Luísa Todi, executado por uma empresa especializada com o apoio dos serviços municipais, inclui a plantação de várias espécies, como magnólias, plátanos, gincos, robínias, lódãos, tipuanas e jacarandás.

As árvores que estamos a replantar são de espécies arbóreas semelhantes às que já existem na Avenida Luísa Todi”, assinalou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, dando como exemplo o trabalho realizado na zona nascente da via, em que “as antigas palmeiras, irrecuperáveis devido a uma praga avassaladora, foram substituídas por magnólias, com características mais ligadas à região”.

As alterações arbóreas na Avenida Luísa Todi, “introduzidas paulatinamente de forma a não provocar um grande impacte visual e no quotidiano das populações”, reforçou Maria das Dores Meira, incluem, além da reposição de espécimes, a plantação de mais de duas dezenas de novas árvores.

“Temos cada vez mais a preocupação de conservar, manter e tratar todo o arvoredo no concelho, tarefas realizadas anualmente com o apoio de empresas especializadas, sobretudo nos grandes espaços verdes da cidade, nos quais existem árvores de grande porte e envergadura”, salientou a autarca.

 

Documentos Relacionados