Residência Artística | Corpo Clandestino

O coreógrafo e encenador Victor Hugo Pontes está a dirigir desde o dia 9 uma residência artística em A Gráfica – Centro de Criação Artística, que conta com um ensaio aberto no dia 17, à noite, no Fórum Municipal Luísa Todi.


A residência, organizada em colaboração com a Câmara Municipal, tem como ponto de partida “o corpo físico, profundamente ligado à identidade, à memória, ao registo e arquivo, pensando no modo como nos relacionamos com ele”, sublinha Victor Hugo Pontes.

A residência artística desenvolve-se através do workshop “Corpo Clandestino”, que tem como objetivo explorar processos de composição, que serão desenvolvidos numa nova composição de dança de Victor Hugo Pontes no contexto de uma nova plataforma de criação sob a direção artística do Renzo Barsotti e que será apresentada em Setúbal já no próximo ano.

Do ponto de vista técnico, a residência assenta no processo criativo de Victor Hugo Pontes e permite o desenvolvimento de destrezas físicas e emocionais através de diferentes abordagens.

Exercícios de composição, explorando diferentes configurações do grupo de participantes, e perspetivas sobre a intensidade da ação cénica, do gesto e da interpretação são outros dos conteúdos trabalhados ao longo da iniciativa, que culmina com um ensaio aberto no dia 17, às 20h30, no Fórum Luísa Todi, com inscrições através do endereço agrafica@mun-setubal.pt.