Na assembleia de moradores, a ter lugar na EB + S da Bela Vista, entre as 14h30 e as 18h30, são também debatidas as linhas de trabalho para os próximos cinco anos, com a apresentação de propostas por parte dos cidadãos.

A aprovação da Declaração da Bela Vista consta ainda da ordem de trabalhos. O documento resultou de um conjunto de reuniões realizadas nas últimas semanas entre a Câmara Municipal de Setúbal e os interlocutores dos moradores dos bairros da Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Manteigadas e Quinta de Santo António.

Através da assinatura da Declaração da Bela Vista, os munícipes comprometem-se a prosseguir e a reforçar o programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, baseado na participação de todos nas decisões coletivas.

A declaração contém propostas dos moradores para os próximos cinco anos de implementação do programa, bem como projetos que já estão no terreno e aos quais pretendem que seja dada continuidade e, ainda, preocupações a ter em conta nas ações de trabalho até ao fim do programa.

A assembleia de moradores conta com intervenções da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, do vereador responsável pelo programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, Carlos Rabaçal, e do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa.

Também marcam presença na mesa de trabalhos o coordenador do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, Carlos Custódio, e a chefe da Divisão de Habitação da autarquia, Raquel Levy.

A abertura do encontro, marcada para as 14h30, inclui, além das intervenções, a exibição de um filme com um balanço dos projetos já desenvolvidos.

De seguida, os interlocutores de cada bairro fazem a monitorização dos projetos desenvolvidos no âmbito do programa até ao momento e projetam o futuro, através da apresentação de propostas para novas ações.

A Declaração da Bela Vista é lida às 17h30, a que se segue um período de debate, durante o qual podem ser apresentadas sugestões de alteração ao documento.

A participação no encontro é aberta a todos os moradores, mediante inscrição, que deve ser feita até quarta-feira, dia 3, no Gabinete do Nosso Bairro, Nossa Cidade, na Bela Vista, ou junto dos técnicos de bairro.

O programa Nosso Bairro, Nossa Cidade assenta na premissa de que todas as ações devem ser protagonizadas pelas próprias pessoas, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.