Paços do Concelho

Cedência de terreno apoia APPACDM de Setúbal

A Câmara Municipal aprovou no dia 14, em reunião pública, a cedência do direito de superfície de uma parcela de terreno no Monte Belo à APPACDM de Setúbal para construção de um edifício com valências de cariz social.

A cedência do direito de superfície a construir sobre parcela de terreno com 2208 metros quadrados destina-se à edificação de um lar residencial e centro de atividades de apoio da APPACDM de Setúbal.

O direito de superfície é constituído pelo prazo de cinquenta anos, renovável por períodos de dez, mediante o pagamento de um cânon superficiário no montante anual de 200 euros, a liquidar em janeiro de cada ano.

Saudações pelos 108 anos de Vitória

Duas saudações pelo 108.º do Vitória Futebol Clube, efeméride que se assinala a 20 de novembro, foram apresentadas na mesma reunião pública da autarquia.

Na saudação apresentada pela CDU, é reafirmado o empenho no apoio à centenária instituição setubalense no contexto das capacidades e responsabilidades municipais, um apoio que, sublinha o documento, tem “sido uma constante ao longo dos vários exercícios autárquicos no concelho”.

A saudação, acrescenta, “simboliza todo o sentimento de admiração que a cidade, a região e muitos pelo mundo fora nutrem pelo que é um dos maiores clubes nacionais”, pelo que “saudar Vitória pelos seus 108 anos é também homenagear Setúbal e todos os que, sócios ou não, se alegram e entristecem com o seu clube do coração”.

O mesmo documento destaca que a Câmara Municipal de Setúbal é “uma das maiores apoiantes do Vitória e continuará a sê-lo, pois o Vitória, com todos os seus pergaminhos, será sempre o clube que mais longe leva o nome da nossa terra”.

Por esse motivo, a autarquia reafirma o “compromisso de caminhar ao lado do clube, respeitando, como não podia deixar de ser, a sua identidade e autonomia”, sendo “em qualquer circunstância, uma parceira disponível para apoiar o Vitória a encontrar as melhores soluções que garantam a sua continuidade como grande clube”.

Neste momento de celebração, o município reafirma a “vontade de ver o clube ir cada vez mais longe nas competições desportivas em que participa, mostrando que Setúbal será sempre uma cidade desportiva”.

Mais do que evocar a história do clube, os troféus que ganhou e as glórias que alcançou, “importa, acima de tudo, homenagear todos os que fizeram o clube ao longo destes 108 anos, desde os seus fundadores e dirigentes, aos seus trabalhadores e atletas, todos eles peças determinantes para os muitos sucessos alcançados”.

Pela passagem do 18.º aniversário do Vitória Futebol Clube, a Câmara Municipal de Setúbal endereça à direção da instituição setubalense e a todos os associados os mais sinceros parabéns por este aniversário e deseja ao clube a continuação da sua já longa e profícua existência.

Já a saudação apresentada pelo PS destaca que o “Vitória Futebol Clube é um clube com um passado e uma história das mais ricas do panorama desportivo nacional” e que, ao longo de 108 anos, “aliou sempre a componente desportiva, competitiva e profissional a um papel de instituição que soube integrar socialmente os atletas”.

O documento frisa que a instituição sadina tem na sua massa associativa a real riqueza. “Os adeptos do Vitória são fiéis e incondicionais apoiantes das suas equipas e da vida do seu clube, nos bons momentos e sobretudo nos momentos mais difíceis.”

Autarquia saúda RM Guest House por prémio mundial

A Câmara Municipal saudou ainda a RM Guest House – The Experience pela obtenção de um prémio mundial naqueles que são considerados os Óscares da indústria hoteleira.

A saudação dirige-se aos empreendedores Rita e Romeu Martins, responsáveis pela RM Guest House – The Experience, unidade localizada na Avenida Luísa Todi distinguida com o prémio Global na categoria Luxury Guest House dos World Luxury Hotels Awards 2018, entregue em cerimónia realizada em Bali, Indonésia.

“A entrega deste galardão representa, em primeiro lugar, o reconhecimento da qualidade da RM Guest House e o empenho que os seus proprietários colocaram na sua criação”, assinala o município.

A saudação salienta que a distinção constitui igualmente “o reconhecimento das enormes capacidades e potencialidades turísticas de Setúbal, potencialidades que a autarquia tem explorado com grande intensidade nos últimos anos”.

A Câmara Municipal destaca o “permanente investimento na requalificação urbana da cidade e do concelho, assegurando, desta forma, a criação de novos motivos de atração, mas também com enorme esforço de promoção do destino Setúbal nos mercados internos e externos”.

Paralelamente, acrescenta, “tem sido concedida grande atenção a todas as intenções de investimento nesta e noutras áreas”, o que se traduz na criação das condições propícias ao sucesso.

“Mais importante, contudo, é realçar o empenhamento dos empresários que manifestaram total confiança em Setúbal, entre os quais Rita e Romeu Martins, e que, também com o empenhamento municipal, estão, rapidamente, a transformar o nosso concelho num dos mais atrativos e qualificados polos turísticos do país.”