Paços do Concelho

Cidade do Conhecimento define estratégia

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou no dia 17, em reunião pública oridinária, o Plano Estratégico Setúbal Cidade do Conhecimento, documento que define as bases para a concretização do projeto do The Pitroda Group LLC, desenvolvido em estreita parceria com o município.

A autarquia e o grupo económico estabeleceram, em fevereiro de 2020, um protocolo de cooperação para a elaboração do Plano Estratégico Setúbal Cidade do Conhecimento, projeto apontado para uma área de 180 hectares no Vale da Rosa que vai congregar polos catalisadores de empresas e instituições ligadas ao desenvolvimento tecnológico e do conhecimento.

O Plano Estratégico, elaborado pela consultora CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano em articulação com a Câmara Municipal de Setúbal, foi apresentado a 29 de outubro ao Conselho Consultivo, órgão de acompanhamento do projeto constituído por dezasseis entidades, entre as quais a autarquia e o The Pitroda Group LLC.

Este documento, que constitui um primeiro passo na definição espacial e funcional do empreendimento Setúbal Cidade do Conhecimento, cria as bases para o business plan e para o master plan que vão estabelecer “as condições técnico-financeiras para que, nos termos do quadro legal do ordenamento do território e da política pública de solos, se avance para a elaboração do Plano de Pormenor e a consequente execução”, destaca a deliberação camarária.

Neste contexto, o Plano Estratégico tem como objetivo central estabelecer uma visão para o futuro empreendimento, nomeadamente no que diz respeito aos pilares económicos integrados na economia do conhecimento e à programação urbanística e funcional, apresentando diretrizes de desenvolvimento urbano.

Estas diretrizes devem ser, posteriormente, objeto de detalhe no master plan, documento que vai definir a visão de “cidade” que concretiza a estratégia preconizada, e no Plano de Pormenor.

O Plano Estratégico dá especial enfoque ao contexto global, nacional e regional, bem como ao contexto local e de inserção da Cidade do Conhecimento, e ao sistema económico e de inovação regional.

Esta ferramenta faz, igualmente, uma leitura das novas formas urbanas de desenvolvimento da inovação e conhecimento, através do levantamento das experiências recentes de concretização de innovation districts, e identifica os principais fatores sociais, económicos, ambientais, científicos e tecnológicos que terão impacte na concretização do projeto.

Em resultado deste processo analítico foi formulada a estratégia de desenvolvimento da Cidade do Conhecimento de Setúbal, assente numa visão que define os elementos diferenciadores do projeto em termos estratégicos, económicos e urbanísticos.

O plano assenta, igualmente, na definição de uma estratégia de especialização inteligente a partir de um conjunto selecionado de clusters, nos quais a Área Metropolitana de Lisboa e a Península de Setúbal apresentam maior capacidade competitiva suportada em recursos produtivos, investigação e desenvolvimento, competências e tradição, além de que a massa crítica metropolitana e as redes globais criam condições favoráveis de atratividade global.

Parte, igualmente, do pressuposto de que o empreendimento poderá gerar maior impacte na aceleração de transformação tecnológica, reforçando o posicionamento global dos sectores e da metrópole.

Por fim, é definido um conjunto de orientações estratégicas de desenvolvimento urbano sustentável que deverão ser concretizadas ao nível do master plan e dos instrumentos de gestão territorial que o concretizem.

De acordo com a deliberação camarária, esta iniciativa de planeamento estratégico resulta do “reconhecimento do potencial do país, da Área Metropolitana de Lisboa e da cidade de Setúbal para acolherem um empreendimento inovador nas suas características físicas e funcionais e na forma como promove a sustentabilidade e a integração das infraestruturas ecológicas e urbanas, suportado por pilares como a inovação, o conhecimento, a sustentabilidade e a coesão”.

Este projeto é, igualmente, o reflexo de que Portugal e a Área Metropolitana de Lisboa “podem ter uma participação mais liderante no processo de globalização, tirando partido das redes de infraestruturas, de investigação e desenvolvimento, dos atrativos ambientais e culturais e de um quadro intenso de relações com a Europa, América, África e Ásia, para atrair investimento, empreendedores e talento”.

Na ótica do planeamento urbano da cidade, o objetivo é criar uma nova centralidade que valorize a infraestrutura ecológica, com especial relevo para os corredores hídricos, que qualifique as áreas edificadas envolventes e que promova a dinamização de outras âncoras de inovação, dinamização económica e conhecimento, como o BlueBiz Global Parques e o Instituto Politécnico de Setúbal.

A Cidade do Conhecimento de Setúbal, que prevê a edificação de infraestruturas modernas numa área de 180 hectares na zona do Vale da Rosa, próxima de um importante polo industrial e de serviços do concelho, pretende assumir-se como um local onde pessoas e empresas vão viver, trabalhar, cooperar e inovar em conjunto.

A criação de uma plataforma capaz de concentrar geograficamente os stakeholders de um determinado setor, potenciando a troca de conhecimentos de modo eficaz, é outro objetivo.

Colaboração reforça gestão de praias

A Câmara Municipal aprovou a celebração de um protocolo com a Direção-Geral da Autoridade Marítima para colaboração no âmbito da gestão das praias.

O acordo, a celebrar em breve e com um prazo de vigência de três anos, resulta da transmissão para os municípios, no âmbito do novo regime legal, de competências acrescidas em matéria de licenciamento de atividades que se desenvolvam nos espaços balneares, assumindo, igualmente, um papel fundamental na gestão desses mesmos espaços.

A autarquia destaca a importância desta colaboração ao reconhecer que, “no âmbito da estrutura da Autoridade Marítima Nacional, em especial nas capitanias dos portos, existem capacidades técnicas e periciais, bem como experiência acumulada de décadas em matéria de atos e procedimentos respeitantes quer a apoios de praia, quer ao controlo e verificação da realização de atividades recreativas e desportivas em espaços balneares”.

A proposta sublinha que a Câmara Municipal e a Direção-Geral da Autoridade Marítima através da Capitania do Porto de Setúbal “consideram fundamental o estabelecimento de uma parceria para garantir a qualidade e eficácia do desempenho do serviço público no quadro das atividades desenvolvidas em zona balnear, de assistência aos banhistas e a segurança das pessoas, bens e equipamentos”.

A cooperação institucional incide nas principais praias marítimas de Setúbal, ou seja, Albarquel, Figueirinha, Galapos, Galapinhos e Portinho da Arrábida.

O protocolo incide nos atos técnicos enquadrados no âmbito dos procedimentos de atribuição de autorizações, licenças e concessões, no quadro das competências transferidas para os municípios no domínio da gestão das praias marítimas.

Esses procedimentos incidem nas concessões, licenças e autorizações de infraestruturas, equipamentos, apoios de praia ou similares nas zonas balneares, bem como de infraestruturas e equipamentos de apoio à circulação rodoviária, incluindo estacionamento e acessos.

Permuta renova futuro ao Parque de Sant'Iago

O município aprovou a aquisição do terreno onde se realiza a Feira de Sant’Iago e, de futuro, outros eventos, mediante a celebração de um contrato de permuta.

O acordo estabelecido entre a autarquia e o proprietário do Parque Sant’Iago define a permuta desse lote por outros dois, propriedade do município, localizados na Nova Azeda, a que acresce o recebimento, por parte da autarquia, de 3700 euros.

A Câmara Municipal de Setúbal recebe, por escritura pública, o terreno onde se realiza o maior certame da região, com 81.164 metros quadrados, e entrega dois lotes localizados na Nova Azeda, cada um com uma área de 435 metros quadrados.

O Parque Sant’Iago foi adquirido, em 2008, pela Associação Parque Sant’Iago ao IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, tendo, todavia, sido vendido a terceiros, posteriormente, em face da insolvência da associação.

A atual aquisição do lote pelo município tem o objetivo de dar seguimento à intenção de reforçar o projeto de recinto de feiras e exposições, “tornando-o igualmente num equipamento de lazer aberto à comunidade, através da construção de novas estruturas e da ampliação do parque”.

Com este mesmo propósito, a autarquia adquiriu à Direção-Geral de Viação o lote contíguo, medida que, reforça a proposta, contribui “para a valorização da zona nascente da cidade e para a consolidação de novas centralidades e equipamentos públicos”.

Cidadania ativa renova Bairro Troino nascente

Um protocolo de parceria destinado à valorização do espaço público do Bairro do Troino nascente, através de um movimento de cidadania ativa, foi também aprovado em reunião pública da Câmara Municipal.

O acordo de cooperação, a celebrar com a Associação Bairro Cool (ABC), vai promover a realização de atividades de qualificação da imagem urbana, de conservação e de limpeza do espaço público, contando, para isso, com o envolvimento dos moradores e agentes económicos locais na preservação do bairro.

Através do protocolo de parceria, válido pelo período de sete meses, a Câmara Municipal de Setúbal disponibiliza à Associação Bairro Cool uma verba de 17.500 euros para a concretização dos objetivos definidos.

Cabe àquela associação sem fins lucrativos estabelecer um plano de ações com vista à valorização do bairro típico setubalense, em particular que visem a qualificação da imagem urbana e a conservação e limpeza do espaço público.

A Associação Bairro Cool deve também promover atividades que estimulem o envolvimento dos moradores, comerciantes, empresários, artistas e outros agentes próximos do Troino, fomentando a participação de todos e a preservação da história, cultura e tradições locais.

A ABC tem como principais objetivos o desenvolvimento económico, social e cultural no concelho de Setúbal, por meio da realização de atividades dinamizadas em exclusivo pela associação ou em parceria com entidades públicas ou privadas.

Essas ações devem contribuir para o desenvolvimento local e regional e, junto da comunidade, apoiam a execução de projetos, programas e iniciativas de âmbito local, regional, nacional e transnacional, como, por exemplo, nos setores rural, pescas e economia do mar, artesanato, turismo.

A associação, destaca a proposta aprovada, está sediada no Bairro do Troino nascente e mantém uma relação próxima com aquele território e os seus agentes, tendo realizado, pontualmente, ações de valorização local e demonstrado disposição para assumir responsabilidades no bairro e para mediar o envolvimento dos diversos atores nele presentes.

Cooperação cria cursos profissionais de Desporto

A Câmara Municipal aprovou a celebração de um acordo de cooperação com a Iniciativa Educação, para o desenvolvimento de cursos profissionais na área do desporto nas escolas e instituições parceiras.

A Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação foi criada em 2018 com o propósito de promoção e melhoria da qualidade do ensino através de programas que apoiem os jovens a atingir sucesso na vida escolar, de que é exemplo o Programa Ser Pro.

Este programa visa o desenvolvimento de cursos profissionais numa estreita colaboração entre escolas, empresas e outros parceiros, com os objetivos de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino profissional e para a promoção do sucesso escolar e a inclusão dos jovens em risco.

Neste âmbito, a Câmara Municipal de Setúbal vai celebrar um acordo com a Iniciativa Educação e outras entidades, designadamente Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, empresa Bicasco, o FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, Clube Naval Setubalense, Remo Clube Lusitano e Clube de Vela do Sado, que visa estabelecer uma parceria ativa no planeamento, gestão e operacionalização de ações nos domínios da educação e formação profissional.

O objetivo é mobilizar os parceiros a desenvolverem ofertas profissionalizantes de dupla certificação de nível secundário – escolar e profissional – que se diferenciem pela qualidade da formação do público-alvo, nas vertentes científico-humanística, técnica e prática em contexto de trabalho, de forma a facilitar o acesso a um emprego qualificado e digno ou o prosseguimento de estudos.

Deste modo, os parceiros comprometem-se na dinamização conjunta do curso profissional de Técnico de Desporto, com componente Náutica, de nível secundário, correspondente ao nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, com fundamento nos pressupostos e nos objetivos do Programa Ser Pro.

Durante a vigência do acordo de cooperação podem aderir novos parceiros que, pelo perfil técnico e institucional, contribuam para valorizar a qualidade dos cursos profissionais ministrados e a empregabilidade dos alunos.

O acordo vigora durante três anos, período estimado para a duração do ciclo de formação, sendo automaticamente prorrogável pelo prazo necessário para assegurar a conclusão e avaliação dos cursos de formação profissional que não se encontrem encerrados.

Medalhas distinguem feitos desportivos

A Câmara Municipal aprovou uma proposta de atribuição de Medalhas Honoríficas da Cidade ao S. Domingos Futebol Clube e ao atleta Pedro Pablo Pichardo.

As Medalhas Honoríficas da Cidade têm como propósito distinguir a atividade desenvolvida no concelho por cidadãos e instituições “de forma particularmente notória e nas mais diversas áreas, em algum momento da história local, ou continuamente”, sublinha a deliberação camarária.

O São Domingos Futebol Clube, a escrever mais uma página de história, com a celebração, a 28 de março, do centenário da sua fundação, é agraciado com a Medalha de Prata da Cidade.

De acordo com o Regulamento Municipal para a Atribuição das Medalhas Honoríficas da Cidade, esta distinção é concedida a pessoas ou instituições que “tenham prestado valiosos serviços ao concelho”, contribuindo para “a elevação do seu prestígio e engrandecimento ou à sua projeção no estrangeiro”.

O documento com a proposta de atribuição de Medalhas Honoríficas da Cidade, aprovado na última reunião pública ordinária da Câmara Municipal de Setúbal, é acompanhado de uma biografia do São Domingos Futebol Clube, em que se recorda que foi fundado a 28 de março de 1921 com o nome São Domingos Foot-Ball Club.

“A importância dada ao desporto rei levou a que o clube fosse, em 1927, um dos treze clubes que fundaram a Associação de Futebol de Setúbal”, assinala o documento.

Além do futebol, como modalidade principal, o São Domingos Futebol Clube tinha equipas de ciclismo, atletismo, basquetebol e natação.

Durante as décadas de 20, 30 e 40 do século XX, o clube assumiu-se como “um acérrimo promotor do ecletismo desportivo e das atividades culturais, constando no seu historial a realização de vários eventos, com destaque para os promovidos na altura dos santos populares”.

A Medalha de Honra da Cidade na Classe Desporto também consta da lista de distinções em 2021 e é atribuída a Pedro Pablo Pichardo.

O atleta internacional do Sport Lisboa e Benfica, que faz a sua preparação exclusivamente no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, sagrou-se, a 7 de março, na Polónia, campeão europeu de triplo salto em pista coberta.

Nascido em Santiago de Cuba a 30 de junho de 1993, o triplista, de 27 anos, trouxe o ouro para Portugal nos Campeonatos da Europa de Pista Coberta 2021, em Torun, ao saltar 17,30 metros, marca alcançada logo no primeiro ensaio da final.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio assumem-se como o principal desafio internacional do ano.

Cedência de equipamento multimédia reforça Biblioteca

A celebração de um contrato de comodato entre a Câmara Municipal e a Associação de Municípios da Região de Setúbal vai permitir apetrechar a biblioteca sadina com equipamento multimédia.

O município de Setúbal aprovou na reunião pública ordinária a celebração de um contrato de comodato, que viabiliza a cedência, da parte da Associação de Municípios, de vários equipamentos multimédia destinados à implementação do projeto Comunicação Digital de Proximidade.

Em causa está a cedência à autarquia de Setúbal de aparelhos como uma máquina fotográfica digital, um computador, fones, tripé para gravação de vídeo, cartão de memória e mochila para equipamento multimédia, que deverão apetrechar a Biblioteca Municipal.

O contrato de comodato, válido pelo período de um ano, dá seguimento ao projeto Comunicação Digital de Proximidade, desenvolvido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, destinado a desenvolver a capacidade dos cidadãos em aceder, criar, avaliar e compreender as mensagens de diferentes suportes mediáticos.

O projeto reparte-se em duas vertentes, uma das quais por via de um estúdio móvel multimédia, que percorre a região, com especial enfoque nas escolas e coletividades, disponibilizando recursos e sessões de produção de conteúdos digitais como forma de comunicação estratégica.

A iniciativa Comunicação Digital de Proximidade implica, ainda, a formação em literacia mediática nas bibliotecas públicas municipais de Setúbal, com sessões formativas e oficinas de comunicação multimédia, criadas para aprofundar a capacidade de análise crítica de conteúdos difundidos pelos media e redes sociais.

Aprovado concurso para cafetaria no Edifício Ciprestes

A Câmara Municipal vai abrir um concurso público para a concessão do direito de exploração de uma cafetaria/bar no Edifício Ciprestes, imóvel recentemente adquirido e reabilitado pela autarquia para alocar serviços municipais.

O programa de procedimento, aprovado juntamente com a abertura do concurso de concessão, esclarece que o equipamento se destina a proporcionar aos funcionários do município um espaço de cafetaria/bar para o serviço de lanches e refeições ligeiras.

O espaço será explorado em regime de exclusivo, sem possibilidade de subconcessão.

As propostas devem ser entregues até às 23h59 do 15.º dia a contar da data da publicação do anúncio em Diário da República, sendo que as peças do concurso estão disponíveis para consulta dos interessados na plataforma eletrónica www.saphety.com e na Secção de Compras, localizada nos Paços do Concelho, Praça de Bocage, no horário compreendido entre as 09h30 e as 12h00 e as 14h00 e as 17h00.

A Secção de Compras é contactável através do número 265 541 500 ou do endereço secpp@mun-setubal.pt e os esclarecimentos necessário à correta compreensão e interpretação das peças do procedimento devem ser solicitados, por escrito, através da plataforma www.saphety.com.

As propostas devem mencionar o valor da remuneração mensal a pagar pela exploração do equipamento no primeiro ano de atividade, o valor da remuneração anual e o valor da remuneração total do contrato, definido em dez anos. O valor mínimo a apresentar pelo equipamento é de 500 euros.

Colaboração aponta a escola de jazz e música

A Câmara Municipal aprovou a celebração de um protocolo de colaboração com a Sociedade Musical Capricho Setubalense para subsidiar a criação de uma nova escola de jazz e música.

O acordo, a celebrar em breve e válido por 12 meses, envolve a atribuição de um subsídio de 10 mil euros, a conceder em quatro tranches mensais, para aquisição de instrumentos e apoio à atividade cultural da nova Escola de Jazz e Música Improvisada da Capricho Setubalense.

O protocolo visa integrar, envolver, apoiar e divulgar os projetos provenientes da nova escola na programação cultural do município, garantir a cedência dos equipamentos culturais, consoante a disponibilidade, e isentar as taxas de licenças camarárias.

No âmbito do acordo a celebrar, a autarquia assegura também a Licença de Ruído e Ocupação de Via Pública e cede uma percentagem das receitas de bilheteira, mediante acordo entre as partes, dos espetáculos desenvolvidos pela Escola em equipamentos municipais como o Fórum Luísa Todi e a Casa da Cultura.

Já a Sociedade Musical Capricho Setubalense compromete-se a implementar a criação e o desenvolvimento da Escola de Jazz e de Música Improvisada de acordo com uma oferta definida, concretamente prática de bateria, contrabaixo e baixo elétrico, instrumentos de sopro, guitarra, piano e voz, assim como teoria e treino auditivo, classes de conjunto e combos e atelier de iniciação ao jazz.

A Capricho Setubalense fica também responsável por integrar um dos concertos do Círculo de Jazz Fora de Portas e a organizar e desenvolver, em estreita articulação com a Divisão da Cultura do município, eventos regulares na área do jazz e música improvisada dirigidas a todos os públicos.

A apresentação do Plano de Atividades até ao final do mês de setembro de cada ano e do Relatório de Atividades anual até ao final do mês de março do ano seguinte é outra das obrigações da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

A criação da Escola de Jazz e Música Improvisada em Setúbal é, de acordo com o documento aprovado, uma aposta no futuro e na criação de novas gerações de músicos.

A proposta sublinha ainda que a autarquia “assume a posição de apoiar a criação e a produção artística dos seus agentes locais, elevando a democratização e a descentralização cultural, priorizando a educação para a cultura e para a arte, envolvendo a participação ativa das comunidades e a criação de parcerias e redes de colaboração com diversos organismos”.

Bela Vista desenvolve artes performativas

Um protocolo de colaboração destinado à promoção das artes performativas no território da Bela Vista, em articulação com o programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, foi aprovado na mesma reunião pública da autarquia.

O acordo, a celebrar com a Monstro Colectivo – Associação Cultural, tem como objetivo desenvolver criações artísticas no território da Bela Vista, em articulação com a estratégia do Nosso Bairro, Nossa Cidade, iniciativa municipal que envolve residentes, serviços municipais e perto de trinta entidades sediadas no concelho.

Através do protocolo, válido pelo período de 24 meses, a Câmara Municipal de Setúbal cede a utilização de um espaço municipal localizado na Rua da Figueira Grande, na Bela Vista, para a implementação de um espaço de promoção das artes e de dinamização cultural e artística do território da zona da Bela Vista pela Associação Monstro Colectivo.

A autarquia procede também à realização de obras no espaço, “de forma a viabilizar o projeto artístico que a entidade cooperante irá desenvolver no prazo delineado no presente protocolo”.

Em contrapartida, a associação cultural, sediada em Setúbal, deve organizar e apresentar duas performances por ano, em estreita articulação com a autarquia, uma das quais com envolvimento dos residentes do território abrangido pelo programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, área que engloba os territórios da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Manteigadas e Quinta de Santo António.

No protocolo, a Monstro Colectivo assume ainda o compromisso de “realizar quatro workshops gratuitos e acessíveis a moradores municipais e outros munícipes” e de “integrar, na programação anual, sessões de cinema gratuitas nos espaços envolventes às instalações cedidas ou em outros locais do bairro”.

O pagamento de uma contrapartida financeira no valor de 50 euros mensais pela utilização do espaço é outra das obrigações da associação cultural.

A Monstro Colectivo tem também como missão “envolver o estúdio de som e vídeo do espaço municipal gerido pelos moradores no apoio à composição, gravação, edição e mistura de conteúdos sonoros e visuais que venham a ser necessários nas produções e performances criadas”.

Saudação pelos dias do Estudante e da Juventude

A Câmara Municipal de Setúbal apresentou uma saudação pelos dias nacionais do Estudante e da Juventude em que manifesta existir a necessidade de focar o sistema educativo na concretização do objetivo e do espírito crítico.

A saudação, que assinala o Dia Nacional do Estudante, que se cumpre a 24 de março, e o Dia Nacional da Juventude, 28 de março, denuncia a existência na sociedade atual de “cada vez mais crescentes e difundidos movimentos cujas ideias ameaçam a liberdade, assentam na opressão, intolerância ao outro, informação tendenciosa e mentira dissimulada”.

O texto, aprovado pela autarquia nesta reunião pública ordinária, contesta uma realidade dividida entre a Obsolescência Programada e o Síndrome do Pensamento Acelerado, “num mundo a braços com uma crise pandémica para a qual nenhuma superpotência revelou estar preparada e que expõe debilidades em todas as frentes: económica, cultural, social e educativa”.

A saudação da Câmara Municipal de Setúbal considera que o poder da palavra está em causa, vivendo-se um período “fértil para o cultivo da palavra que chama e prende, que mente e manipula”, evocando, assim, a obra literária de Eugénio de Andrade, “em que, numa palavra, é urgente o amor”.

Ao denunciar que as mesmas oportunidades não estão ao alcance de todos, a redação reivindica que “o sistema educativo seja pensado tendo como sumo objetivo a concretização do conhecimento e do espírito crítico que conduzem ao livre arbítrio, ao indivíduo consciente, ao coletivo generoso. E isso não pode assentar em fossos de desigualdade tão pungentes”.

O caminho para uma sociedade igualitária, sublinha o texto, reside numa Educação de Qualidade, que não pode ser vista como “um chavão que se repete em discursos e se projeta no tempo como um sonho distante, mas uma práxis diária, inclusiva, equitativa e urgente. A liberdade passa por aí. E a celebração do dia do Estudante e da Juventude também”.

Câmara apoia Festival de cinema italiano

A Câmara Municipal aprovou a celebração de um protocolo de colaboração com a Associação II Sorpasso para atribuição de um apoio financeiro no valor global de mil euros.

A verba destina-se a minimizar os custos inerentes à realização da 14.ª edição da Festa do Cinema Italiano, entre os dias 8 e 11 de abril, no Cinema Charlot – Auditório Municipal,

Já a Associação II Sorpasso, além de realizar as sessões de cinema e eventos paralelos previamente definidos no âmbito do festival, tem como obrigação “pagar os direitos de difusão e de autor dos filmes apresentados”.

Teatro amador recebe apoio

A Câmara Municipal aprovou a atribuição de apoios financeiros a sete grupos de teatro, no valor global de 1400 euros, com vista à participação na AMATEATRO – Mostra de Amadores de Teatro de Setúbal.

Tendo em conta que o setor da cultura é um dos que mais sofrem as consequências da pandemia de Covid-19, a Câmara Municipal de Setúbal procurou junto dos agentes locais desenvolver iniciativas em plataformas digitais que garantam a continuidade das atividades culturais.

Deste modo, a autarquia convidou os grupos que integram o projeto municipal AMATEATRO – Mostra de Teatro de Amadores de Setúbal a disponibilizar apresentações online para exibir nas plataformas digitais durante o mês de março, no âmbito da programação local das comemorações do Dia Mundial do Teatro.

São abrangidos com apoios para o desenvolvimento desta atividade, no valor de 200 euros a cada entidade, o grupo de teatro Puzzle, da APPACDM de Setúbal, a Água Ardente – Produções Teatrais, a ACTAS – Academia de Teatro e Artes de Setúbal, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, o TOMA – Teatro Oficina Multi Artes, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.