Paços do Concelho

Trotinetas elétricas melhoram mobilidade

A cidade de Setúbal vai implementar, a título experimental, um sistema de trotinetas elétricas partilhadas para utilização individual nas deslocações urbanas, com cerca duas centenas de veículos disponíveis à população.

A medida é um projeto-piloto destinado a potenciar a micromobilidade em Setúbal, no âmbito de uma parceria entre a empresa Bolt e a Câmara Municipal, que aprovou, em reunião pública, a implementação do programa.

A fase experimental terá a duração de seis meses, período em que ficam à disposição entre 200 a 300 trotinetas elétricas para aluguer, com a gestão dos equipamentos e a segurança dos utilizadores a cargo da empresa.

Os custos dos alugueres são, durante as primeiras duas semanas de lançamento do projeto-piloto, de cinco cêntimos por cada minuto de utilização.

Depois dessa fase, os valores oscilam entre os 14 e os 25 cêntimos, sendo que no decurso dos seis meses da fase experimental não são cobradas taxas de desbloqueamento dos veículos.

Os parques localizam-se na Avenida Luísa Todi, na zona nascente e poente, no Parque Urbano de Albarquel, nas praças de Bocage e do Brasil, no cais dos ferries, na Avenida 22 de Dezembro na zona do Convento de Jesus, na Loja do Cidadão próximo do Hospital de São Bernardo e na Avenida Rodrigues Manito.

“A micromobilidade, em particular a utilização de bicicletas, trotinetas e afins, é uma das tendências com maior impacte hoje nas cidades”, sublinha a proposta aprovada pela Câmara Municipal.

Um dos principais objetivos desta medida é o investimento em “modos mais ativos e sustentáveis em alternativa ao uso do transporte individual, em especial em deslocações de curta distância”, sendo que, reforça o texto aprovado, “se verifica em Setúbal um potencial considerável de transferência de viagens dos modos motorizados para os modos suaves”.

Em Setúbal, acrescenta a proposta, as deslocações motorizadas com menos de 1,5 quilómetros de distância têm um peso significativo em várias zonas, onde cerca de 80 por cento dos casos são deslocações que ocorrem dentro do próprio concelho e 50 por cento dentro das próprias freguesias.

A implementação deste projeto-piloto enquadra-se nas necessidades detetadas no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal, aprovado em 2018.

Protocolo permite testes rápidos antigénio

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou no dia 5, em reunião pública ordinária, a ratificação do protocolo celebrado com a ARSLVT – Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para a realização de testes rápidos de antigénio gratuitos a trabalhadores do município.

A Estratégia Nacional de Testes para a SARS-CoV-2 estabelece a necessidade de identificar precocemente os casos de infeção, através de uma utilização adequada de testes laboratoriais, para que se proceda ao isolamento atempado e adequado dos cidadãos que testam positivo, bem como dos respetivos contactos.

O objetivo é alargar a realização de testes rápidos de antigénio à população, tendo em conta a “necessidade inadiável de proteger a saúde da população de Lisboa e Vale do Tejo e de mitigar o impacte da pandemia nos serviços de saúde e nos grupos populacionais mais vulneráveis”, sublinha a deliberação camarária.

Nesse sentido, torna-se “inquestionável a necessidade de cooperação” entre a Câmara Municipal de Setúbal e a ARLSVT, através da realização de rastreios regulares aos trabalhadores municipais.

No âmbito do protocolo que formaliza esta cooperação, celebrado no dia 28 de abril, nas instalações da ARSLVT, em Lisboa, as duas entidades comprometem-se a assegurar, em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde, a realização de testes rápidos de antigénio, em contexto de rastreio ocupacional, a trabalhadores da Câmara Municipal e das cinco juntas de freguesia do concelho.

Encontram-se abrangidos todos os trabalhadores que “aceitem ser submetidos, gratuitamente, à realização de teste laboratorial para SARS-CoV-2”.

A ARSLVT cede os testes rápidos de antigénio, a título gratuito, tendo em conta a disponibilidade no âmbito da reserva estratégica nacional e de acordo com o número de notificações recebidas através da plataforma SINAVE Lab, no laboratório adstrito ao município de Setúbal.

No âmbito deste acordo de cooperação, a Câmara Municipal realiza a testagem aos trabalhadores que se dirijam ao Gabinete de Saúde Ocupacional e assegura o registo obrigatório na plataforma SINAVE Lab.

A autarquia compromete-se, igualmente, a proceder ao isolamento célere dos trabalhadores com resultado positivo, à identificação dos contactos e da respetiva estratificação de risco e à implementação das restantes medidas necessárias em articulação com as autoridades de saúde.

À ARSLVT compete acompanhar o desenvolvimento das atividades conducentes à realização dos testes rápidos, através dos dados fornecidos pela Câmara Municipal de Setúbal.

O acordo entre as duas entidades assegura, ainda, a distribuição gratuita de testes rápidos de antigénio a empresas do concelho que disponham de serviços de Saúde Ocupacional ou de Medicina no Trabalho e que pretendam testar os seus trabalhadores.

Até ao momento, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros recebeu solicitações por parte de cinco empresas, às quais já distribuiu mais de 600 testes.

Acordo dinamiza Mercado da Conceição

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a celebração de um protocolo de colaboração com a Associação Bairro Cool destinado a aumentar a atratividade do Mercado de Nossa Senhora da Conceição.

O protocolo, a celebrar em breve e com vigência de um ano, formaliza a colaboração entre as duas entidades com o objetivo de reforçar a atividade económica do Mercado de Nossa Senhora da Conceição a partir da consolidação da respetiva identidade e tradição e da inserção no bairro e na comunidade envolvente.

“A Câmara Municipal é proprietária do Mercado de Nossa Senhora da Conceição, que se encontra parcialmente desocupado, apesar das hastas públicas realizadas nos últimos anos, e revela uma progressiva desvitalização”, refere a deliberação.

Com esta colaboração, a Associação Bairro Cool compromete-se a introduzir novos e sustentáveis conceitos e práticas no mercado setubalense, designadamente a valorização de produtos locais de qualidade e a promoção de circuitos curtos de comercialização, além de dinamizar um espaço de degustação e o “Eco Friendly Market”.

Este acordo materializa-se na realização de um programa regular de atividades socioculturais e económicas de dinamização do mercado, nomeadamente animações, aulas e workshops, degustações, ações enófilas e gastronómicas, entre outras que se adequem ao espaço e aos objetivos.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril