Parcialmente nublado
Ricardo Ribeiro - Concertos Íntimos 2019

Ricardo Ribeiro apresentou no dia 23, à noite, o recente “Respeitosa Mente”, disco feito do trabalho coletivo do fadista e guitarrista com o pianista João Paulo Esteves da Silva e o percussionista norte-americano Jarrod Cagwin.


Perante uma sala cheia do Fórum Municipal Luísa Todi, o trio partilhou, em espetáculo intimista, sonoridades de jazz e com influência árabe, caso de “NáNá”, a última canção do disco.

Lançado em abril deste ano pela editora discográfica Warner Music Portugal, “Respeitosa Mente” assume-se como um álbum totalmente novo, num registo inédito de Ricardo Ribeiro e com músicas que exploram a saudade e a poesia de vários autores, maioritariamente de origem portuguesa.

No concerto deste sábado à noite, o trio interpretou para os cerca de 450 espetadores temas como “Depois de Ti”, com letra de Tiago Torres, “Deserta Liberdade”, com poema de António Ramos Rosa, “Alla Luna”, do italiano Giacomo Leopardi, e “Derrota”, de Pedro Homem de Melo.

Nascido em Lisboa a 19 de agosto de 1981, Ricardo Ribeiro estreou-se publicamente com apenas 12 anos. Além de ter sido galardoado com a Ordem do Infante, o fadista recebeu, entre outros, dois Prémios Amália, Revelação e Melhor Fadista, em 2005 e 2011, respetivamente.

O espetáculo de sábado encerrou a edição deste ano do ciclo Concertos Íntimos, programa do Fórum Municipal Luísa Todi, em que artistas de renome atuam em ambientes cénicos que promovem a aproximação ao público e com sonoridades dentro do registo do acústico.

A sexta edição do ciclo contou, além de Ricardo Ribeiro, com a presença de Diogo Piçarra, a 17 de janeiro, e de Gisela João, a 11 de maio.