12° Parcialmente nublado
Mercado do Rio Azul - inauguração

O antigo mercado da lota, localizado na frente ribeirinha de Setúbal, reabriu no dia 31 com renovadas condições de funcionamento, resultado de uma profunda operação de requalificação do edifício que permitiu criar o novo Mercado do Rio Azul.


O equipamento comercial situado à beira-rio é agora “um espaço qualificado que dignifica a cidade, dotado de melhores condições de trabalho para operadores e de usufruto para o público”, sublinhou o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, no dia 31, na inauguração.

Com um total de 600 metros quadrados, o edificio do Mercado do Rio Azul, instalado na Avenida José Mourinho, foi totalmente remodelado num investimento avaliado em mais de 300 mil euros liderado pela União das Freguesias de Setúbal com o apoio da Câmara Municipal e da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

A operação requalificadora, “uma tarefa difícil de concretizar pela complexidade dos trabalhos necessários”, realçou Rui Canas, transformou por completo o equipamento comercial, em particular o interior, agora com novas bancas de venda que cumprem as exigentes imposições legais.

Azulejos azuis, bancadas em pedra e equipamentos de apoio, como lavatórios e torneiras, em inox, fazem parte da nova identidade do mercado, para já com um total de 46 comerciantes, a grande maioria dedicada à venda de pescado fresco, mas também de produtos hortofrutícolas e pão. Existe ainda um espaço de cafetaria.

A iluminação é feita com recurso a tecnologia LED, mais eficiente e amiga do ambiente, e as paredes, pintadas de branco, partilham arte relacionada com a típica atividade piscatória setubalense, como um mural de grandes dimensões no qual é reproduzida a embarcação “Segredos do Mar”.

A obra incluiu ainda trabalhos de grande “envergadura estrutural”, adiantou o presidente da União das Freguesias de Setúbal, incluindo a reformulação integral das redes de saneamento e de abastecimento de água e da cobertura do edificio, os quais “contaram com o contributo fundamental da APSS”.

O Mercado do Rio Azul, com duas portas de entrada – uma localizada na parte lateral do edificio, com acesso pela Avenida José Mourinho e indicada por uma passadeira azul pintada no chão e outra instalada defronte do rio –, está associado à marca “Setúbal, Terra de Peixe”.

Neste sentido, o equipamemto, que mantém uma relação de excelência com tradição piscatória, reforçada com a proximidade da DocaPesca e da Doca dos Pescadores, passa a receber, regularmente, eventos realizados no âmbito da estratégia municipal de divulgação do pescado setubalense.

“Este será mais um mercado de referência na cidade, um espaço qualificado que resulta de uma obra concretizada num trabalho de parceria excecional e que se traduz num serviço de qualidade para a população”, destacou o vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Pisco.

O novo Mercado do Rio Azul, “um magnifico espaço ao serviço de todos e dotado de excelentes condições sanitárias”, apontou o vice-presidente da autarquia, “alarga a oferta comercial em Setúbal” e constitui-se como um equipamento que vem complementar a atividade do Mercado do Livramento.

Para este desfecho, apontou o autarca, em muito contribuiu “a descentralização de competências da Câmara Municipal de Setúbal para as juntas”, neste caso dotando a União das Freguesias de Setúbal das ferramentas necessárias para o cumprimento deste desígnio.

“Uma descentralização que resulta da concertação de opiniões e da permanete afinação dos meios financeiros e recursos que é necessário transferir”, afirmou Manuel Pisco. “São as juntas de freguesia que mais próximas estão das pessoas e melhor conhecem as necessidades.”

A cerimónia de inauguração contou com um apontamento cénico pelo ator Zé Nobre, que personificou “Zé Anzol”, e música pelo grupo típico Cantares do Sado, que, entre vários temas, apresentou o inédito “Hino do Mercado do Rio Azul”, com letra da autoria do falecido poeta sadino João Faleiro Paixão.

O Mercado do Rio Azul está aberto ao público de terça-feira a sábado das 07h00 às 13h00.