No seminário são apresentados vários trabalhos realizados no âmbito do projeto desenvolvido pelo Centro Europeu de Riscos Urbanos em parceria com o Centro Euromediterrânico para a Avaliação e Prevenção do Risco Sísmico.

O INsPIREd é dedicado à informação e envolvimento da população, empresas, instituições e associações na implementação de medidas preventivas, em colaboração com os serviços municipais de proteção civil.

Este novo projeto dá continuidade a uma investigação que, desde 2012, tem vindo a estudar os fatores de risco sísmico em Lagos e Cascais, em Portugal, a par das cidades de Tânger e M’Dieq, em Marrocos.

O encontro, organizado com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, tem início agendado para as 09h30, numa sessão de abertura na qual marca presença o vereador da Proteção Civil da Autarquia, Carlos Rabaçal.

Participam ainda na sessão o vereador da Câmara Municipal de Lagos Paulo Jorge Reis, os diretores dos serviços municipais de proteção civil das autarquias de Cascais, Pedro Mendonça, e de Setúbal, José Luís Bucho, e a presidente da direção do Centro Europeu de Riscos Urbanos, Paula Teves Costa.

Ao longo dos dois dias, o programa do evento, que visa partilhar conhecimentos entre os vários agentes de intervenção, inclui painéis temáticos que abordam diversas vertentes de estudo relacionadas com o risco sísmico e de tsunami.

A perceção da população sobre os riscos a que está sujeita, a análise das condições de vulnerabilidade, medidas para minimizar fatores de risco e formas de informar a população são algumas das temáticas em análise no encontro.