São Silvestre do Sado/IPS 2019

A antiga maratonista Rosa Mota junta-se em 7 de janeiro ao superatleta do triplo salto Pedro Pichardo na 24.ª edição da São Silvestre do Sado, que assim conta com dois campeões olímpicos a acompanhar a corrida.


Rosa Mota, campeã olímpica da maratona nos Jogos de 1988, disputados em Seul, marca habitualmente presença nos grandes eventos desportivos setubalenses e aceitou o convite para acompanhar, juntamente com Pichardo, a corrida que se realiza nas ruas da freguesia do Sado, em Setúbal.

Já anunciado como padrinho da prova há algumas semanas, Pedro Pichardo, campeão olímpico do triplo salto em Tóquio, em 2021, e campeão mundial e europeu em 2022, tem uma forte ligação a Setúbal, uma vez que realiza toda a sua preparação no Complexo Municipal de Atletismo, localizado no Vale da Rosa.

A organização da São Silvestre do Sado considera que presença de dois nomes do atletismo português tão importantes são um incentivo aos participantes nas provas de corrida e caminhada.

O evento, uma organização da União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia do Sado e o Instituto Politécnico de Setúbal, tem inscrições abertas no site oficial da competição, acessível aqui.

A participação na 24.ª edição da São Silvestre do Sado custa dez euros para a prova principal, com uma distância de dez quilómetros, e 7,5 euros para a caminhada de caráter não competitivo de cinco quilómetros, ambas a realizar nas ruas da freguesia do Sado, a partir das 18h00 de sábado.

A São Silvestre do Sado inclui ainda a Corrida dos Flamingos, para os mais novos, com quatro escalões de competição – bambis, benjamins A e B e iniciados – para participantes dos 5 aos 15 anos e corridas com distâncias que variam entre os 100 e os 1000 metros.

O valor da inscrição para as provas inclui seguro, dorsal, kit de participante, abastecimento e ceia, servida no final da prova, composta por caldo verde, bifana e bebida, a realizar na sede da União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense antes da cerimónia de entrega de prémios.

A 24.ª edição da São Silvestre do Sado atribui prémios monetários para os primeiros três classificados absolutos masculinos e femininos, concretamente de 200 euros para os vencedores, 150 para os segundos classificados e 100 para os terceiros.

TRÂNSITO VAI ESTAR CONDICIONADO

A motiva um conjunto de condicionamentos da circulação rodoviária entre as 14h00 e as 21h00 de 7 de janeiro, sábado.

A montagem de apoio ao evento desportivo origina o primeiro corte de trânsito, das 14h00 às 15h30, na Rua Principal das Praias do Sado, no troço localizado entre as ruas Tomás Ribeiro e Rua Henrique Galvão.

A alternativa é o percurso formado pelas ruas Carmelindo Elias, Tomás Ribeiro e Henrique Galvão.

Com a Corrida dos Flamingos, destinada a crianças, há uma interdição da circulação noutro lanço das Rua Principal das Praias do Sado, entre as ruas Tomás Ribeiro e Estuário do Sado, no período das 15h30 às 17h30, embora a partir das 17h00, sob indicação da GNR, os moradores possa sair para a Rua Henrique Galvão.

O último corte, devido à prova principal, que tem ainda uma caminhada associada, regista-se entre as 17h30 e as 21h00, na Rua Principal das Praias do Sado e na Estrada de Santo Ovídio, neste caso entre Rua Tomás Ribeiro e a Rotunda do Alto do Faralhão.

As ruas Carmelindo Elias e Tomás Ribeiro, a EM536-1, a Estrada Vale da Rosa, a Estrada de Santas e a EN10.8 são a opção durante o condicionamento.