NL Arquivo | Serviço Socioeducativo

A ação “Na rota do documento – À descoberta do património documental setubalense”, uma das valências do projeto AnimArq do Serviço Socioeducativo, proporciona aos mais jovens o conhecimento tanto da história local, como igualmente parte do acervo documental do Arquivo Municipal de Setúbal


Direcionado a crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, são várias as ações que integram este projeto temático, parte integrante da oferta formativa do projeto AnimArq.

Constitui-se como uma formação essencialmente centrada em torno da importância do conhecimento da história local enquanto espaço para a aprendizagem e para a transmissão do saber, funcionando igualmente como uma formação essencial para o exercício da cidadania.

Para se atingir estes objetivos, o Serviço Socioeducativo dinamiza esta formação organizando-a por grupos e por etapas, o que contribui para se cimentar os conhecimentos nos participantes.

Os pontos de partida para os percursos pedonais dos diferentes grupos são o Miradouro de São Sebastião e a Praça de Bocage, identificando-se os edifícios mais importantes, quer pela importância para a história local, quer, por exemplo, pela estética ao nível de alçados, entre outros aspetos lúdicos ou curiosos.

Além das discussões sobre o que se vai apreciando durante as visitas, estes pontos de interesse são, depois, identificados nas plantas da cidade, sendo a informação partilhada no decurso dos passeios complementada e enriquecida com documentos guardados no Arquivo.

Entre os espaços edificados que podem ser visitados encontram-se a Casa Bocage, que além de projetar e dar a conhecer a vida e obra da maior figura da poesia setubalense, alberga, ainda, o extenso e insubstituível espólio fotográfico de Américo Ribeiro.

Também o Museu do Trabalho Michel Giacometti, o Fórum Municipal Luísa Todi e a Casa da Cultura fazem parte das ofertas visitáveis, enquanto as portas de São Sebastião e a do Sol apresentam-se como testemunhos daquilo que Setúbal se foi tornando ao longo dos séculos. Tudo isto até onde a vista pode alcançar.

Importa também explicar aos participantes que os próprios documentos de arquivo são matéria que pode ser utilizada para fins de estudo, consulta, prova e pesquisa, pois comprovam factos, fenómenos, formas de vida e os pensamentos de uma sociedade local em determinada época. Por fim, os participantes são convidados a realizar atividades como desenhos, criação de histórias ou realizar reflexões em grupo, entre outras atividades.

A ação “Na rota do documento – À descoberta do património documental setubalense” procura a valorização do acervo do Arquivo Municipal de Setúbal, obtendo-se, deste modo, efeitos educacionais e formativos nos participantes ao nível do desenvolvimento das suas capacidades de observação. Por outro lado, além da sensibilização para a importância da preservação do património local, são incluídos aspetos relacionados com as tradições populares e a história concelhia.

As informações sobre esta e outras ações e oficinas promovidas pelo Serviço Socioeducativo podem ser obtidas através do correio eletrónico educativo.arquivo@mun-setubal.pt.