15° Parcialmente nublado
Outubro Rosa | Rotunda dos peixes

Setúbal associa-se às comemorações do mês da prevenção do cancro da mama, organizadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a decoração de uma rotunda da cidade com iluminação cor de rosa.


O movimento Outubro Rosa visa sensibilizar para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, em paralelo com as efemérides do 15 de outubro, Dia da Saúde da Mama, e do 30 de outubro, Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Todos os anos, a Câmara Municipal de Setúbal promove ações de sensibilização dirigidas à população para assinalar este mês, em colaboração com o Gabinete de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro e com as autoridades locais de saúde.

Num ano atípico, tendo em conta a crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19, houve a necessidade de repensar e inovar as comemorações em torno desta temática e de passar a mensagem da Liga Portuguesa Contra o Cancro de outras formas.

Assim, a Câmara Municipal de Setúbal associa-se às comemorações com a decoração da “rotunda dos peixes”, situada entre as avenidas 22 de Dezembro e Mariano Carvalho, com iluminação cor de rosa que traduz o simbolismo associado ao mês Outubro Rosa.

A autarquia incentivou, igualmente, a Associação de Comerciantes da Baixa de Setúbal a aderir à campanha, pelo que algumas lojas se encontram decoradas com ornamentos onde a cor rosa é predominante, sobretudo laços.