A futura rotunda, uma obra da Câmara Municipal, está atualmente em período de testes de avaliação para eventuais ajustamentos que venham a ser necessários no âmbito deste projeto.

O novo elemento visa facilitar uma maior articulação entre as várias vias de circulação daquela área, promover uma melhor integração na malha urbana da cidade e contribuir para o aumento da segurança rodoviária na zona.

A construção deste elemento rodoviário, uma empreitada orçada em mais de 150 mil euros com construção definitiva programada para o início de setembro, apresenta um prazo de execução previsto de três meses.

A introdução da rotunda estudada garante uma redução efetiva na velocidade de circulação, principalmente para quem transita na Avenida Luisa Todi, permitindo também uma articulação mais funcional com a Avenida Jaime Rebelo.

A implementação desta solução, uma rotunda com duas vias de circulação no interior, implica uma alteração no trânsito automóvel, passando o tráfego a realizar-se em ambos os sentidos na Avenida Jaime Rebelo.

No âmbito da criação da rotunda nas Fontainhas, a Câmara Municipal de Setúbal pretende ainda melhorar o sistema de drenagem de águas pluviais na zona com o intuito de resolver problemas existentes com retenção de águas naquela área ribeirinha.

Posteriormente, a Autarquia avança com outra empreitada destinada à repavimentação de toda a área de intervenção.