Na Praça Vitória Futebol Clube, um dos locais abrangidos pela ação, uma glória do clube sadino ganhou um novo protagonismo com o redimensionamento da rotunda que distribui o trânsito nas avenidas Alexandre Herculano, República da Guiné-Bissau, Dr. António Rodrigues Manito e 22 de Dezembro.

O nó giratório reformulado recebeu um arranjo que trouxe para a zona central da praça um dos ícones da história do Vitória, o futebolista Jacinto João, o “JJ”, imortalizado numa escultura que transitou do Estádio do Bonfim para a infraestrutura rodoviária, envolta num relvado sintético.

“Quem o viu jogar não esquece. Quem não viu não sabe o que perdeu.” A frase dedicada a uma das figuras maiores do Vitória de Setúbal e do futebol português nas décadas de 60 e de 70 acompanha a estátua de bronze de Jacinto João, instalada no topo da rotunda renovada.

Esta infraestrutura pertence a um conjunto de quatro rotundas inauguradas oficialmente no 15 de Setembro, Dia de Bocage e da Cidade, e que representam uma transformação significativa na circulação e mobilidade urbana de Setúbal.

Na mesma praça, na zona de confluência das avenidas Dr. António Rodrigues Manito e 22 de Dezembro, foi criado um novo nó de circulação giratória, agora ornamentado com elementos em pedra circulares e uma área que inclui árvores ciprestes.

Já na Avenida da Europa, a nova rotunda de ligação à Avenida Independência das Colónias e parte integrante de um eixo de distribuição do trânsito automóvel, foi embelezada com um arranjo inspirado na União Europeia, com estrelas preenchidas com flores de várias cores.

A Câmara Municipal avançou, igualmente, para o embelezamento de uma outra rotunda na Avenida da Europa, esta criada na interseção com a Rua Manuel Joaquim Santana Reimão, que dá acesso ao Bairro do Liceu, alindada com laranjeiras iluminadas, em alusão a uma antiga quinta agrícola daquela zona.

A criação e o embelezamento das rotundas enquadram-se na estratégia municipal destinada a tornar o espaço público mais apelativo, com prioridade para a circulação pedonal e ciclável, e criar, em simultâneo, novos esquemas rodoviários que facilitem o trânsito automóvel.