Comemorações dos 46 anos do 25 de Abril | deposição de flores no monumento à resistência antifascista

A toponímia setubalense é extensa no tocante a ruas, largos, praça ou até mesmo um bairro que têm todos em comum a denominação “25 de Abril” e que podemos observar por todo o concelho, porém, com maior prevalência em Azeitão.


É em Vendas de Azeitão que existe uma das mais antigas atribuições de topónimos chamados de Rua 25 de Abril, sendo este atribuído em reunião camarária realizada a 26 de maio de 1975. O mesmo nome volta-se a registar em Aldeia de Irmãos, num topónimo datado de 23 de fevereiro de 1976.

Na Aldeia da Piedade existe um arruamento homónimo, mas sem data de atribuição registada. Existem também dois largos 25 de Abril, um em Vila Fresca de Azeitão, atribuído a 26 de maio de 1975 e, outro, em Pinheiros de Azeitão, sem data de atribuição a assinalar.

É já na cidade de Setúbal, que não tendo nenhuma Rua 25 de Abril, tem, no entanto, a Praça 25 de Abril de 1974, junto do Centro Comercial Alegro, num topónimo atribuído a 23 de março de 2016, e, finalmente, o Bairro 25 de Abril, compreendido entre a Avenida Infante D. Henrique e a Avenida Bento de Jesus Caraça, na freguesia de São Sebastião.

O “25 de Abril” constitui-se assim recordista na toponímia sadina com a totalidade de sete registos, dos quais seis são de arruamentos e, um, de bairro, cabendo o segundo lugar à denominação “Liberdade”, com seis arruamentos, embora também esta esteja intimamente ligada ao ideário de Abril.

Nos lugares seguintes dos topónimos mais utilizados no concelho setubalense estão os nomes de “Fernando Lopes-Graça”, “Santo António” e “Paz”, acontecendo que a cada um deles correspondem concretamente cinco arruamentos.

Rua 25 de Abril (Vendas de Azeitão)