17° Muito nublado

A Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS) é candidata ao galardão Eco-Freguesias XXI, prémio que reconhece as freguesias que oferecem melhor qualidade de vida aos seus habitantes, criando uma comunidade mais sustentável.


A participação da JFSS neste projeto da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, surge da vontade do executivo de fomentar o papel da autarquia como agente do desenvolvimento sustentável à escala local e, simultaneamente, de cativar a participação dos seus fregueses neste percurso.

O processo de candidatura, ainda em curso, decorre em várias fases, sendo que a primeira termina no final deste ano, com a inscrição oficial da autarquia neste projeto que procura valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão Eco-Freguesia XXI.

Esta candidatura constitui um compromisso, inequívoco, do empenho e motivação da Junta de Freguesia na implementação de práticas e hábitos amigos do ambiente, no território, contribuindo para um desenvolvimento sustentável da comunidade.

A Junta de Freguesia de São Sebastião é também candidata ao Selo Verde – certificado de qualidade ambiental atribuído pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida que tem por objetivo a promoção e reconhecimento das boas práticas ambientais implementadas nos diversos sectores da sociedade do concelho de Setúbal, nomeadamente, escolas, empresas, juntas de freguesia e movimento associativo.

A valorização do ambiente e da qualidade de vida da população tem sido uma preocupação muito presente em S. Sebastião, desde o mandato anterior, no qual se deram passos importantes como, por exemplo, o abandono da aplicação de herbicidas de síntese para controlo de infestantes e a desmaterialização de processos na Assembleia de Freguesia e na Junta de Freguesia, não recorrendo ao papel, poupando, desta forma, recursos ambientais.

No atual mandato, a JFSS dá continuidade a ações e parcerias iniciadas anteriormente, tais como o apoio prestado à comunidade educativa no âmbito do programa Eco-Escolas; a sensibilização da população, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, para a recolha de óleos alimentares usados, disponibilizando pontos de recolha; a promoção da separação do lixo doméstico, contribuindo também para a recolha de resíduos resultantes da utilização de equipamentos elétricos e eletrónicos; a colaboração na campanha solidária de recolha de tampinhas, no âmbito do Projeto T, da Amarsul, em parceria com o Clube de Futebol Os Sadinos.

Em paralelo a estas ações, a Junta de Freguesia de S. Sebastião subscreveu e está empenhada na execução do Plano de Ação para a Energia Sustentável do Município de Setúbal (PAESS) que pretende reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) do concelho em mais de 20 por cento até 2020.