O rio Sado desafia a elite mundial de natação em águas abertas, a 19 e 20 de junho, numa maratona aquática de dez quilómetros que se apresenta como a derradeira oportunidade de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio.


Setúbal volta a estar no centro das decisões de grandes eventos desta modalidade da natação, com homens e mulheres em representação dos cinco continentes a lutarem para carimbar o passaporte olímpico na FINA Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament 2021, designação oficial da competição.

A prova, uma organização da Federação Internacional de Natação, Federação Portuguesa de Natação e Câmara Municipal de Setúbal, decorre a partir do Parque Urbano de Albarquel e, este ano, em virtude do atual quadro de crise sanitária provocado pela pandemia de Covid-19, não terá público.

A salvaguarda da segurança de atletas, equipas de apoio e dirigentes motiva a decisão de a competição não poder contar com público no Parque Urbano de Albarquel, espaço interdito à circulação pedonal e rodoviária durante os dias 19 e 20 de junho.

A competição, com a participação de mais de uma centena de nadadores em representação de perto de quatro dezenas de nações, que, em Setúbal, procuram estar entre os dez melhores em cada género, é a única em Portugal que apura diretamente atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que decorrem entre julho e agosto.

A maratona aquática internacional, que conta com as braçadas da armada lusa formada por Angélica André, Tiago Campos e Mafalda Rosa, tem transmissão em direto na Sporttv e decorre, em ambos os dias, a partir das 16h00, sendo que a 19, sábado, se realiza a competição feminina e a 20, domingo, a dos homens.

Esta é a terceira vez, depois de 2012 e 2016, que Setúbal, um dos locais de eleição para o circuito mundial da modalidade, acolhe a prova de 10 quilómetros em águas abertas garante o apuramento aos Jogos Olímpicos.

A decisão de que a cidade seria anfitriã desta prova foi anunciada a 7 de abril, pela Federação Internacional de Natação, depois de a competição, originalmente agendada para os dias 29 e 30 de maio, para Fukuoka, Japão, ter sido cancelada devido à evolução pandémica neste país asiático.