21° Muito nublado

Setúbal dispõe de uma oferta em equipamentos culturais que cobre a maioria das artes.

O cinema, a música, o teatro e as artes plásticas, entre outras expressões artísticas, têm um lugar reservado no concelho.

Nesta área fica a conhecer as infraestruturas disponíveis em Setúbal, onde o público pode procurar atividade cultural e onde os promotores de eventos podem organizar iniciativas.

Auditório ao ar livre.

Equipamento de caráter lúdico, vocacionado para artes do espetáculo, construído sob a forma de pórtico e localizado no Largo José Afonso, junto da Avenida Luísa Todi.

O auditório, edificado no âmbito do programa Viver Setúbal – POLIS e inaugurado em novembro de 2005, tem uma estrutura no formato de um grande arco cénico que enquadra um auditório ao ar livre, com capacidade para 2500 espetadores.

O pórtico, com perto de 20 metros de altura, serve de estrutura de apoio ao palco, sustendo uma teia metálica motorizada com capacidade para ser adaptada a espetáculos com necessidades diferentes.

O Auditório José Afonso acolhe uma programação de eventos de música, teatro, festivais e outras atividades de animação, em especial durante os meses de verão.

Está aberto à utilização da comunidade mediante condições específicas.

O street artist Sérgio Odeith pintou, em março de 2014, um graffiti em toda a extensão da empena sul do auditório, reproduzindo uma fotografia do início do século XX, do acervo do Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro, na qual é retratado um menino vendedor de pássaros.

A iniciativa, que constituiu uma homenagem ao fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, foi realizada no âmbito do projeto “Arte em Toda a Parte”, promovido pela Immochan, com o apoio da Câmara Municipal, e que incluiu várias manifestações artísticas de caráter urbano no decurso da construção do centro comercial Alegro Setúbal.

“O Rapaz dos Pássaros”, como ficou conhecida a obra de Odeith, foi eleito em 2014, pelo movimento I Support Street Art, um dos melhores 24 murais de todo o mundo.

Agendamento de eventos

Divisão de Cultura

Edifício do antigo Banco de Portugal
Rua do Regimento de Infantaria 11, n.º 7
2900-584 Setúbal
Telf.: 265 545 180
dicul@mun-setubal.pt

A Casa da Cultura é um polo dinamizador da atividade artística desenvolvida no concelho, conciliando diferentes valências que se encontram ao serviço do movimento associativo e, principalmente, da população.

  • Escola de Música, dinamizada pela Sociedade Musical Capricho Setubalense
  • Centro de Documentação Local, Estudo e Promoção da Canção Popular Portuguesa, dinamizado pela Associação José Afonso
  • Espaço das Artes, dinamizado pela Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal
  • Centro de Documentação Local, dinamizado pelo Centro de Estudos Bocagianos

Serviços e Equipamentos

  • Artes Café
  • Sala José Afonso
  • Salão Nobre
  • Galeria de exposições
  • Sala de ensaio
  • Estúdio de gravações
  • Receção/Loja

As taxas de utilização dos serviços disponíveis na Casa da Cultura podem ser consultadas nesta ligação

Horário 

Domingo, terça e quarta, das 10h00 às 22h00
Quinta, sexta e sábado, das 10h00 à 01h00

Contactos

Rua Detrás da Guarda, n.os 26 a 34
2900-347 Setúbal
Tel.: 265 236 168 | 915 721 909
casacultura@mun-setubal.pt
www.casadacultura-setubal.pt

Espaço vocacionado principalmente para sessões de cinema, mas igualmente com capacidade para acolher eventos de outra natureza, como conferências e colóquios.

Apresenta uma programação cinematográfica de qualidade, com sessões diárias às 21h30 e aos sábados e domingos também às 16h00, e ainda às quintas e sextas-feiras às 18h00.

Os preços dos bilhetes contemplam descontos para jovens e seniores.

O espaço foi adquirido pela Câmara Municipal de Setúbal em 1998, reabrindo ao público dois anos depois, a 31 de maio de 2000, após obras de modernização.

Em 2011, foi objeto de importantes obras de requalificação para a resolução de problemas no domínio do escoamento de águas e para a implementação de várias melhorias, como climatização da sala, segurança contra incêndios, instalações sanitárias para cidadãos portadores de deficiência, equipamento de projeção vídeo e nova decoração.

Pela qualidade da programação apresentada, este equipamento cultural integra a Europa Cinemas, rede europeia de salas de cinema, e a CICAE – Confederação Internacional dos Cinemas de Arte e Ensaio.

A programação cinematográfica é assegurada no âmbito de um protocolo entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Associação Cultural Festroia.

Além da vocação orientada para a Sétima Arte, recebe, igualmente, uma panóplia diversificada de eventos, como encontros, seminários e congressos.

A sala do Cinema Charlot – Auditório Municipal apresenta uma lotação de 239 lugares.

Horário da bilheteira

Todos os dias, das 14h30 às 18h30 e das 20h00 às 22h00

Contactos

Rua António Manuel Gamito
Telf.: 265 522 446
www.facebook.com/cinemacharlot

Agendamento de eventos
Divisão de Cultura
Rua Regimento de Infantaria 11, n.º 7
2900-584 Setúbal
Telf.: 265 545 180 │ Fax: 265 545 183

A maior sala de espetáculos do concelho de Setúbal.

Após a concretização de um projeto de requalificação do atual edifício o Fórum Municipal Luísa Todi reabriu ao público a 15 de setembro de 2012 totalmente modernizado.

O equipamento cultural está dotado de uma panóplia de valências que tornam possível o acolhimento de eventos de diferentes estilos artísticos, assim como iniciativas com outras características, tais como congressos e seminários.

O edifício atual foi inaugurado a 24 de julho de 1960, como Cineteatro Luísa Todi, num projeto assinado pelo arquiteto Fernando Silva, responsável por projetos emblemáticos, nomeadamente em Lisboa, como o edifício Imaviz, o Hotel Sheraton ou o Cinema São Jorge.

  • Foyer com área de exposições, zona de venda de merchandising e bengaleiro
  • “Playground” para crianças, com entretenimentos para os mais jovens se divertirem antes e/ou no decurso dos espetáculos
  • Cafetaria
  • Sérgio Vicente é o autor do conjunto escultórico evocativo de Luísa Todi, composto por dois elementos, localizados no exterior e no interior do edifício
  • A escultura exterior, defronte à entrada principal, tem três metros de altura e inspira-se numa gravura de Luísa Todi distribuída no espetáculo da cantora realizado a 10 de fevereiro de 1791, no Teatro di San Samuele, em Veneza, Itália
  • A escultura interior, fixada na parede do foyer, indica os anos e as cidades onde Luísa Todi atuou ao longo da carreira
  • Sala forrada a madeira para otimização acústica
  • Lotação para 634 pessoas
  • Plateia, inclinada e adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, com 398 lugares. Balcão com lotação para 236 pessoas
  • Fosso de orquestra com capacidade para 55 músicos, permitindo a realização de óperas e musicais
  • Quatro cabinas de tradução permitem a realização de eventos de cariz internacional
  • Bar lounge localizado no topo do edifício, proporcionando vistas panorâmicas sobre a cidade e a baía. Além de música regular com DJ residente, pode acolher eventos pontuais, de natureza cultural ou não. Acesso por elevador
Contactos

Avenida Luísa Todi, 61-67 . 2900-459 Setúbal
Telf.: 265 522 127
info@forumluisatodi.pt
http://www.forumluisatodi.pt/

Bilheteira

A bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi está aberta ao público:
De terça-feira a domingo das 13h00 às 20h00.
Telf.: 265 522 127
bilheteira.fmlt@mun-setubal | ptfmlt@mun-setubal.pt

*Ou até meia hora após o início dos espetáculos, incluindo datas em que estes se realizam à segunda-feira.

 

Documentos Relacionados