14° Nublado
Feira de Santiago 2019 | Anselmo Ralph

Orelha Negra, David Fonseca e o humorista Nilton sobem, entre os dias 26 e 28, ao Palco Setúbal da Feira de Sant’Iago, edição dedicada à temática “Gastronomia”, com showcookings e provas de vinho, divertimentos e animação.


Dia 26, a partir das 21h30, a cantora Diana Lima dá o mote para mais uma noite de música no certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, para, pelas 22h30, dar a vez à banda Orelha Negra.

A 27, a partir das 21h30, o serão cultural conta com o humor de Nilton a ocupar o palco principal da feira com um espetáculo de stand up comedy. A partir das 22h30 a dança e a música invadem o espaço com a atuação do projeto Back to Disco.

No dia 28, às 22h30, David Fonseca apresenta em Setúbal “Radio Gemini”, o mais recente trabalho do músico. Antes, às 21h30, é a vez do folk de Tio Rex subir ao palco.

O certame, um dos mais significativos a realizar todos os anos no sul do país, com mais de quatro séculos de existência, inclui ainda uma variedade de iniciativas musicais e culturais ao longo do fim de semana.

Para o Palco Mourisca, localizado no Pátio dos Sabores, junto da Entrada 2 da Feira de Sant’Iago, o programa contempla, para o dia 26, às 21h00, a festa de encerramento dos Ateliers de Verão e, a partir das 23h00,o espetáculo Escolas com Talento.

A 27, aquele palco recebe as atuações de Moços do Beco, às 21h00, e Xoto, às 22h30, enquanto, a 28, é a vez do espetáculo “Grito da Liberdade”, a partir das 21h00, que inclui Cantigas Que São Armas et Toi Michel, J.Wahl, Renato Sousa e Ash Is a Robot.

Na Praça dos Bares, espaço de gastronomia com animação musical, no fim de semana a música é da responsabilidade de Flicking Through. Dia 27 atua Bossa Alibi e, a 28, canta-se ou fado pelas vozes de Susana Martins e Carla Lança. As atuações estão todas previstas para as 20h00.

A gastronomia sadina está em destaque na edição deste ano da Feira de Sant’Iago. Na Entrada 1, a principal do recinto, o Pavilhão Gastronomia, espaço expositivo criado pela Câmara Municipal de Setúbal, inclui apresentações de showcooking desenvolvidas por chefs de renome internacional, com provas de vinhos incluídas.

O Showcooking by MediaMarkt acolhe no dia 26 a Noite da Dieta Mediterrânica, pela Câmara Municipal de Setúbal. A demonstração inclui a preparação de bruschettas com cavala, gaspacho, caçarola de coelho com feijão-branco e cogumelos, figo em cama de rúcula com queijo de cabra atabafado e nozes.

A 28, o Pavilhão Gastronomia dá destaque ao município de Leiria, cidade geminada com Setúbal. O chef Luís Gaspar apresenta “Brisas do Liz – O segredo Mais Doce de Leiria”. A acompanhar, decorre uma harmonização com bebidas regionais madeirenses, por The Spirit of Madeira.

Os showcookings decorrem sempre às 20h30 e têm o custo de três euros, com direito a degustação e prova de vinhos, e de um euro, apenas a degustação.

A Feira de Sant’Iago decorre até dia 4 de agosto. O certame, de entrada livre, está aberto ao público de segunda a quinta-feira das 18h00 à 01h00, na sexta-feira até às 02h00, ao sábado das 16h00 às 02h00, encerrando à 01h00 ao domingo.

Toda a programação da Feira de Sant’Iago 2019 está disponível em www.feiradesantiago.pt e nas páginas oficiais do certame no Facebook e Instagram, pesquisáveis através do termo @feiradesantiagooficial.