Vereador do Desporto, Pedro Pina, entrega um busto de Luísa Todi ao presidente do São Domingos Futebol Clube, Miguel Aleixo, na cerimónia comemorativa do 102.º aniversário da coletividade.

O vereador do desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, destacou em 1 de abril os feitos desportivos do São Domingos Futebol Clube, mas salientou igualmente o caráter solidário da instituição, no dia em que a associação celebrou o 102.º aniversário.


Numa cerimónia realizada durante a tarde na sede do clube, no Jardim de Palhais, em Setúbal, o autarca assinalou o compromisso da Câmara Municipal na colaboração com o São Domingos Futebol Clube, porque “assim vale a pena”, e assegurou a continuação do apoio financeiro à equipa de futebol de praia da coletividade, que este ano disputa o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Eurowinners.

Depois de notar “o esforço e o empenho” por parte “daqueles carolas que andaram a pedir apoios para lutar contra os gigantes”, Pedro Pina garantiu que a Câmara Municipal vai “continuar a apoiar” financeiramente a equipa de futebol de praia, para que esta se mantenha “a levar bem alto o nome da cidade, mas também o nome do clube”.

O vereador recordou, porém, outras vertentes do clube, além da área desportiva, lembrando que, “nos tempos mais difíceis e mais cinzentos” do confinamento, o São Domingos esteve ao lado do Centro Comunitário de São Sebastião “a ajudar as pessoas”, demonstrando a “componente solidária e cívica” do movimento associativo que provoca orgulho.

“É por nos deixar orgulhosos, e é nesta relação de compromisso, que não podemos virar a cara e temos de continuar a apoiar. É nesse compromisso que continuamos a trabalhar, a crescer, a valorizar, a apoiar e a dizer: sim, o São Domingos é um orgulho para a freguesia e para a cidade pelo extraordinário trabalho que faz”, afirmou.

Pedro Pina, que entregou um busto de Luísa Todi ao presidente do clube, Miguel Aleixo, recordou que o São Domingos “tem vindo a renovar-se” e hoje é “uma realidade incontornável” da prática e da formação desportiva da cidade.

Miguel Aleixo agradeceu à Câmara Municipal, à Junta de Freguesia de São Sebastião, à União das Freguesias de Setúbal e aos patrocinadores todo o apoio prestado, sem o qual “seria impossível” ter “tantas modalidades e tantos atletas”, atualmente 275 no total, “algo que nunca tinha acontecido na história deste clube centenário”.

O dirigente afirmou que, além da equipa de futebol de praia, atualmente o clube tem 215 crianças e jovens a praticar futebol em todos os escalões, dos petizes aos juniores, e uma equipa de futebol do escalão de veteranos com 20 jogadores, “que na época passada venceu todas as competições em que participou”.

Tem ainda alguns atletas que participam esporadicamente em provas de ciclismo e BTT, sete atletas a competirem a nível amador no atletismo e oito “briosos” pescadores “que costumam trazer muitos troféus para a sede do clube”.

Quanto ao futebol de praia, recordou que em 2023 a equipa disputa o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Eurowinners, “competição em que participam as melhores equipas do mundo”, e destacou que, “entre 160 clubes de todo o mundo, o São Domingos ocupa atualmente o lugar número 62 do ranking mundial de futebol de praia”, sem contar com jogadores profissionais, ao contrário de muitos adversários.

Miguel Aleixo adiantou que, na vertente cultural, este ano o São Domingos Futebol Clube volta a realizar “os tradicionais bailaricos de verão” no Jardim de Palhais, enquanto na área social “colabora com o Centro Comunitário de São Sebastião”.

O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, salientou o “trabalho absolutamente notável” do São Domingos na área desportiva, mas afirmou que, sendo “um clube de bairro profundamente enraizado”, também é necessário “destacar a profunda transformação social que tem ajudado a realizar”, o que classificou como muito importante.

“O clube teve um papel importantíssimo, em variadíssimas vertentes, na transformação do território da freguesia, na cidade e no concelho. Teve elementos muito interessantes na resistência ao fascismo e ajudou sempre a transformar a realidade social, o bairro, a freguesia e o concelho”, disse.

Nuno Costa salientou também a importância das coletividades “na implementação e aprofundamento da democracia”, uma vez que nelas as pessoas “trabalham em prol dos outros de forma voluntária e abnegada” e “dão contas do seu trabalho com transparência”, assegurou que a Junta de Freguesia está ao lado do clube “para fazer este caminho” e agradeceu o “extraordinário trabalho”.

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril