'Um Bairro, Um Clube - 100 anos de História' | livro do São Domingos Futebol Clube

A vitalidade e o fulgor do centenário São Domingos Futebol Clube foram enaltecidos, a 19 de março, pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na apresentação do livro comemorativo “Um Bairro, Um Clube – 100 anos de História”.


O livro da autoria de Eupremio Scarpa e João Santana da Silva, com prefácio de José Mourinho, retrata, com histórias e imagens, os cem anos do São Domingos Futebol Clube, fundado a 28 de março de 1921.

André Martins afirmou que “Um Bairro, Um Clube – 100 anos de História” constitui mais um “precioso contributo para o conhecimento da nossa história coletiva como povo e como comunidade”.

Além de factos e curiosidades que fazem um século de história desportiva, o livro, com cerca de três centenas de páginas, destaca a ligação do clube com o passado da cidade e, em particular, do Bairro de São Domingos.

Nesta perspetiva, o autarca enalteceu o papel e a relação de proximidade com a população do “grande” São Domingos Futebol Clube, o qual tem desenvolvido uma atividade associativa com acentuado dinamismo e longevidade.

“Estamos perante um centenário cheio de vigor, de atividade, de trabalho, de novas ideias. A cidade e o concelho manifestam gratidão por aquilo que aqui têm feito, assim como a todos os que ao longo destes cem anos mantiveram viva a associação.”

Também o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, elogiou a importância do São Domingos Futebol Clube, tanto na oferta desportiva que proporciona como no desenvolvimento do Jardim do Quebedo, no qual está a sede do clube.

Já o jovem historiador setubalense Diogo Ferreira, que fez a apresentação de “Um Bairro, Um Clube – 100 anos de História”, disse que o livro constitui mais um contributo para a construção coletiva da historiografia local.

A cerimónia contou ainda com as participações, entre outros, do vereador do Desporto na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, e do presidente do São Domingos Futebol Clube, Miguel Aleixo.