Auditório Bocage

Um novo auditório, com cerca de 400 metros quadrados, resultado de um investimento de 250 mil euros, com comparticipação da Câmara Municipal de Setúbal, foi inaugurado no dia 26 pela Junta de Freguesia de São Sebastião.


As instalações do Auditório Bocage, localizadas na Avenida Nuno Álvares, “oferecem a toda a população e, em particular, ao movimento associativo, à comunidade educativa e aos artistas locais, um espaço cultural descentralizado e versátil para acolher as suas iniciativas”, destacou o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa.

O edifício, inaugurado no âmbito das Comemorações dos 47 anos do 25 de Abril, está equipado com sala de refeições e cozinha, de apoio a eventos e para os trabalhadores do Polo Operacional de Monte Belo, e sanitários masculinos, femininos e para pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiências.

Com uma arquitetura sustentável, incorpora materiais eficientes em termos de isolamento térmico, além de estar equipado com painéis fotovoltaicos e lâmpadas LED.

Com um investimento global de 250 mil euros, dos quais 50 mil resultaram de um apoio direto da Câmara Municipal de Setúbal, que também cedeu o terreno à junta de freguesia, as novas instalações incluem, ainda, um mural, no exterior, intervencionado com arte urbana pelo coletivo de artistas Explicit Citizens.

“Rejeito os argumentos daqueles que defendem que este auditório não deveria ter sido construído e que se devia canalizar esse investimento para outros apoios, esquecendo que esse apoio foi e continua a ser dado pela autarquia setubalense”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na cerimónia de inauguração.

A autarca assinalou que “fazer uma obra destas em tempo de pandemia, quando tantos e tantos perderam emprego e rendimento, foi um ato de coragem para ajudar a economia a funcionar”.

Nuno Costa apontou que a “concretização deste investimento resulta de uma gestão orçamental criteriosa da junta de freguesia e dos inestimáveis apoios da Câmara Municipal e do grupo Secil”, empresa que cedeu as cadeiras do auditório.

O autarca adiantou que esta obra concretiza a segunda de três etapas de um projeto formado ainda pela criação do Polo Operacional de Monte Belo, inaugurado em 2019, e a relocalização da nova sede da Junta de Freguesia de São Sebastião, que, depois, fica servida de duas delegações.

“Este projeto perspetiva a descentralização dos serviços da junta de freguesia, com uma nova sede numa área mais populosa”, processo que, reforçou Nuno Costa, “materializa uma visão estratégica da vontade de estar mais próximos dos fregueses”.

Maria das Dores Meira refletiu, ainda, sobre os desafios colocados pela gestão do Poder Local perante contextos difíceis, tal como o que se vive atualmente, fruto da crise pandémica.

“Setúbal é ou não hoje uma cidade mais capaz de atrair investimento, trabalho, riqueza? Sei que, como eu, sabem qual é a resposta, mesmo que alguns lhe possam acrescentar um ‘mas’. E será esse ‘mas’ suficiente para negar que Setúbal é hoje uma cidade e um concelho mais desenvolvido, mais moderno, mais capaz?”

Na cerimónia de inauguração, que contou com as presenças de várias personalidades, como membros do Executivo municipal e o presidente da Assembleia Municipal, André Martins, Nuno Costa afirmou que a construção de um equipamento como o Auditório Bocage “constitui uma reconfiguração das funções e atribuições clássicas de uma junta de freguesia”.

O autarca acrescentou que, no concelho de Setúbal, “este caminho de mudança iniciou-se há largos anos”, com a política municipal de descentralização de competências para as juntas de freguesia do concelho, estratégia que permitiu uma melhor gestão de recursos, financeiros e humanos, com melhores resultados, por o Poder Local estar, assim, a ser exercido por quem está mais próximo dos cidadãos.