O evento organizado pela União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, com a Junta de Freguesia do Sado e o Instituto Politécnico de Setúbal, em parceria com várias entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Setúbal, foi apresentado no dia 3, no Moinho de Maré da Mourisca.

O vereador com o pelouro do Desporto na Autarquia, Pedro Pina, elogiou a realização de mais uma edição da tradicional prova setubalense e garantiu que a São Silvestre do Sado é uma atividades a integrar o calendário competitivo do programa de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

O presidente da União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, Mário Pinela, destacou que a São Silvestre do Sado, competição com início às 20h00 na sede da coletividade, ganha maior destaque por incluir uma procissão em honra do padroeiro da prova e pelo ambiente familiar e de convívio gerado em torno da competição.

Paralelamente à prova principal, dinamizada num percurso pelas principais vias da freguesia do Sado, decorre uma caminhada, com cinco quilómetros, de caráter popular e não competitivo. Mais informações sobre a corrida e a caminhada podem ser consultadas em www.saosilvestresado.esce.ips.pt.

Hermano Ferreira, vencedor da edição do ano passado, e Ercília Machado, ambos do Sporting Clube de Portugal e com presença confirmada nesta edição da prova, também marcaram presença na conferência de imprensa de apresentação da Corrida São Silvestre do Sado IPS 2015.

O presidente da Junta de Freguesia do Sado, Manuel Véstias, revelou que vai ser lançado um desafio aos atletas, os quais são convidados a assinar uma t-shirt oficial da prova que será mantida para a prosperidade.

O presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, afirmou que a participação do estabelecimento de ensino na Corrida de São Silvestre dá continuidade à estratégia de envolvimento da instituição com a comunidade.

A prova, com inscrições até 15 de dezembro, em diversos escalões, é aberta a todos os atletas, federados e não federados, que podem participar a título individual ou em representação de coletividades, organizações populares, grupos desportivos, empresas, escolas e outros organismos.

No final da competição, há uma ceia reconfortante de caldo verde e bifanas e procede-se à entrega dos prémios resultantes das classificações individual e por equipas. A prova é antecedida, às 19h00, de uma procissão em honra de São Silvestre.