Aniversário CBSS - 234 anos

A elevada operacionalidade e qualificação técnica da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal foi destacada no dia 21, pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na sessão solene comemorativa do 234.º aniversário da instituição setubalense.


“Temos enorme orgulho por sermos uma das poucas autarquias do país que possui uma companhia de bombeiros profissionais altamente qualificados e com elevada capacidade de resposta aos mais variados riscos”, afirmou a autarca na cerimónia realiza defronte dos Paços do Concelho.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, ao frisar que a população justifica “o esforço camarário de ter um grupo de bombeiros altamente treinados que, todos os dias, zelam pela segurança coletiva”, reiterou, contudo, a necessidade de mais investimento por parte da Administração Central.

“O Governo deve assumir as devidas responsabilidades em matéria de financiamento dos bombeiros profissionais, o que não tem acontecido até agora”, vincou, para depois reforçar que “a segurança e o socorro das populações são uma responsabilidade inalienável do Estado, que não pode ser descurada sob qualquer pretexto”.

Maria das Dores Meira alertou que “as autarquias com bombeiros não podem ser penalizadas pela ausência de financiamento para assegurar o funcionamento adequado dos seus corpos de profissionais” e, por isso, insiste na “imperiosa necessidade de meios financeiros adicionais para manter” a companhia.

Nesta matéria, e apesar da ausência de respostas por parte do Estado, a autarca reforçou a aposta municipal realizada ao longo de quase duas décadas na “valorização da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, em particular no bem mais precioso, os operacionais”.

Sobre os bombeiros, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal manifestou a “profunda discordância com a alteração da idade de reforma dos bombeiros dos 50 anos para o regime geral”. E acrescentou. “Só quem não sabe o que é ser bombeiro poderia tomar tal decisão.”

Em matéria de investimento, além de obras a realizar em breve na cobertura do quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, na cerimónia desta manhã foi apresentada uma nova ambulância, a qual representa “um investimento de 50 mil euros na operacionalidade”, adiantou.

O comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, o tenente-coronel Paulo Lamego, destacou o “trabalho permanente e dinâmico” da companhia que, atualmente, é reconhecida como uma unidade de excelência. “Os nossos bombeiros estão prontos para tudo!”

Na liderança da instituição setubalense há quase uma década, Paulo Lamego, que tomou posse a 2 de dezembro de 2010, mostrou-se satisfeito com o trabalho realizado, concretamente na “consolidação da imagem da companhia, na melhoria contínua da operacionalidade e no reforço da dedicação”.

Objetivos alcançados e que resultaram, de acordo com o comandante, “na geração de mais valor e no incremento da segurança e prontidão operacional da companhia”. Tudo isto, defendeu, sempre com particular intensidade na “condição física e componente técnica dos sapadores”.

Paulo Lamego, ao agradecer a confiança depositada pelo Executivo Municipal para liderar e dinamizar a companhia, enalteceu o investimento camarário que tornou ainda mais forte os Sapadores. “Trouxe o natural incremento de eficácia mas os bombeiros são o recurso mais valioso.”

A cerimónia, com a participação da banda do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, incluiu, além do hastear e do desfile em parada, a imposição de insígnias de subchefe de 1.ª e 2.ª a conjunto de bombeiros, resultado do descongelamento da progressão das carreiras destes profissionais.

Destaque, ainda, para a homenagem da Liga dos Bombeiros Portugueses ao chefe-principal Carlos Marques, agraciado por aquela entidade com o crachá de ouro pela dedicação, companheirismo e anos de serviço na Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.

As comemorações dos 234 anos da CBSS, que incluíram um almoço convívio no quartel da companhia, deram início à segunda edição do “Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança”, com onze dias de atividades a decorrer até 1 de março.

Segue-se, a 22, a partir das 09h00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, o 2.º Encontro das Unidades Locais de Proteção Civil, para balanço do trabalho realizado em 2019 desta importante base da proteção civil municipal.

No dia 23, às 09h00, a partir do Jardim da Algodeia, realiza-se o peddy paper “Segurança, Desporto e Cultura”, num percurso plano com cerca de 4500 metros que no qual são revelados aspetos culturais e patrimoniais da cidade, assim como partilhados medidas de autoproteção para a população.

A 24, a Casa da Baía acolhe duas conferências. A primeira, no período da manhã, a partir das 09h00, é subordinada ao tema “Do Risco à Segurança – A Educação Invisível”, enquanto à tarde, às 14h00, está em análise “A Resiliência das Infraestruturas Críticas”.

No dia 27, às 11h00, é inaugurada no Mercado do Livramento a exposição “As Mulheres na Proteção Civil – Retratos de Homenagem”, que reúne um conjunto de fotografias captadas pela lente de Maria Isabel Silva, membro da Vost Portugal. A mostra está patente até dia 27 de março.

Igualmente a 27, entre as 10h00 e as 23h00, no auditório do Mercado do Livramento, realizam-se sessões ininterruptas de esclarecimento à população sobre o coronavírus COVID-19, que procuram desmistificar questões relacionadas com o novo surto.

No dia seguinte, a 28, a partir das 10h00 e ao longo de todo o dia, o auditório do Mercado do Livramento recebe o encontro “Segurança Integral nas Cidades Portuárias”, que reúne um painel de especialistas em reflexão sobre os custos e os benefícios de ter portos marítimos nas cidades.

“Proteção do Património Móvel e Imóvel” dá tema ao encontro de dia 29, a partir das 09h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, no qual participa, entre outros, Javier Ruiz de Azúa, que explana sobre a conservação do património do município espanhol de Córdoba.

O último dia da iniciativa, a 1 de março, reserva uma demonstração de meios e atividades de vários agentes de proteção civil, incluindo ações de informação e sensibilização para a população, a qual se realiza ao longo de todo o dia na Avenida José Mourinho, na zona da Praia da Saúde.

Participam nesta atividade o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, a PSP, a Polícia Marítima, a GNR, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Setúbal.

Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal, Centro Hospitalar de Setúbal, ACES Arrábida, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, serviços municipais de proteção civil de Sesimbra, Palmela e Grândola e unidades locais de proteção civil também marcam presença no evento.

O programa detalhado pode ser consultado aqui.