Plantação de oliveira em homenagem a José Saramago

O Nobel da Literatura José Saramago foi homenageado na manhã de 18 de junho com a plantação de uma oliveira na Avenida Luísa Todi no dia em que passaram 12 anos sobre a sua morte, em 2010, aos 87 anos.


A árvore foi plantada na placa central da avenida, em frente do Mercado do Livramento, numa iniciativa do Teatro Estúdio Fontenova, com a colaboração da Câmara Municipal, em que participaram a vice-presidente da autarquia, Carla Guerreiro, e o vereador da Cultura, Pedro Pina.

Nascido em 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, Golegã, o vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998 e do Prémio Camões em 1995 é este ano alvo de uma homenagem a nível nacional por ocasião do centenário do seu nascimento, sendo as comemorações em Setúbal resultado de uma parceria entre a Fundação Saramago e a Câmara Municipal.

Em Setúbal, o programa das comemorações inclui exposições, cinema, tertúlias, instalações artísticas, concertos, teatro e várias outras atividades evocativas de José Saramago, quer enquanto escritor, quer como cidadão com uma marca vincada na sociedade.