Na abertura da iniciativa a decorrer até dia 2, na EB 2,3 Luísa Todi, a atividade com os cães polícia atraiu as atenções dos vários alunos dos pré-escolares e das escolas do 1.º ciclo do agrupamento.

Dos exercícios simples com cinco cães-polícia, como sentar, deitar e rebolar, aos de deteção de armas, drogas ou explosivos, o ponto alto esteve nos saltos com arcos em chamas.

Quito e Hero foram os cães destemidos, que, mesmo com a euforia desmedida das crianças ao verem as chamas, saltaram sem dificuldade.

“Para os cães acaba por ser uma brincadeira, para nós é serviço”, referiu o chefe Lourenço, da PSP, explicando que o cão sabe que se fizer um movimento bem feito tem sempre uma recompensa.

“Chama-se a isto trabalhar com motivação”, salientou o elemento policial, à medida que explicava que os cães são treinados “para ajudar” e “não para morder” em situações como um jogo de futebol com uma multidão.

“O cão só morde à ordem ou para defender o dono”, assegurou o chefe da equipa cinotécnica da PSP, uma das várias entidades participantes na Semana da Segurança e Educação Rodoviária, iniciativa organizada pela Câmara Municipal.

O vereador com o pelouro da Educação, Pedro Pina, falou aos alunos presentes sobre a importância desta atividade, a qual pretende “transmitir a noção de segurança”, além de “desenvolver e dinamizar a cultura de cidadania”.

A 10.ª edição da Semana da Segurança e Educação Rodoviária conta com a parceria de várias forças de segurança e de proteção e socorro, como forma de sensibilizar para o trabalho destas instituições, além de formar e educar as crianças para atitudes individuais de responsabilidade e cidadania.

Durante a manhã do primeiro dia desta ação, os alunos puderam perceber alguma da logística que envolve estes meios de segurança e socorro, além de ouvirem as explicações, por exemplo, sobre o equipamento de um elemento da GNR.

A utilização de artigos policiais como as algemas, o colete à prova de balas e o aríete, cilindro utilizado para arrombar portas, foi exemplificada.

“Os polícias servem para vos proteger”, salientou um dos elementos da GNR, que convidou as crianças a experimentarem alguns dos apetrechos de uma carrinha policial. Entusiasmadas, fizeram soar a sirene e manejaram os rádios que comunicam quer para o exterior quer entre patrulhas.

Além da PSP e da GNR, participam na Semana da Segurança e Educação Rodoviária a Polícia Marítima, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS), o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros (SMPCB), a Cruz Vermelha Portuguesa, o Automóvel Club de Portugal, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Setúbal e o Lions Clube de Setúbal.

No dia 29, entre as 10h00 e as 18h00, o Automóvel Club de Portugal promoveu circuitos rodoviários para os alunos.

O programa reserva para o decurso da semana atividades como “Segurança na Internet”, organizada pela Câmara Municipal, “Brincar ao CSI”, da PSP, “Percurso Casa-Escola”, da GNR, “Formação em Primeiros Socorros”, da Cruz Vermelha, e “O que é ser um bombeiro”, da CBSS.

“Projeto de Formação – Perigos e Riscos Naturais e Tecnológicos – O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros – Vão e Recebem a Escola” é o título de uma ação formativa para crianças, desenvolvida pelo SMPCB e pela CBSS, a realizar no quartel da companhia de sapadores sadina.

A Semana da Segurança e Educação Rodoviária inclui ainda uma palestra sobre voluntariado na proteção civil, conduzida pelo SMPCB e pela CBSS, e um circuito de prevenção rodoviária, com carros elétricos, direcionado para o pré-escolar e 1.º ciclo, numa organização do ACP, da Estradas de Portugal e da Liberty.

A GNR dinamiza uma iniciativa de sensibilização sobre “Bullying”, enquanto a PSP promove uma ação sobre prevenção rodoviária e uma operação STOP com alunos do Agrupamento de Escolas Luísa Todi.

A semana inclui igualmente uma sessão de cinema promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, com a exibição da curta-metragem “Segura-te!”, dedicada à problemática da prevenção rodoviária e realizada por alunos da Escola Secundária D. João II.