Selo Verde do Município de Setúbal

As inscrições para a segunda edição do Selo Verde, certificado de qualidade que incentiva e reconhece boas práticas ambientais promovidas em Setúbal por agentes de diversos setores da sociedade, decorrem entre 15 de janeiro e 14 de fevereiro.


Podem candidatar-se a esta distinção, atribuída pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, escolas, empresas, juntas de freguesia e movimento associativo, que, além do reconhecimento público pelas boas práticas ambientais, recebem prémios, nalguns casos monetários.

O projeto, criado em 2017 no âmbito da estratégia do Plano de Ação para a Energia Sustentável de Setúbal, na sequência da adesão do município ao Pacto de Autarcas, procura incutir boas práticas ambientais nos hábitos quotidianos, contribuindo para um melhor desempenho ecológico, ao nível coletivo e individual e, consequentemente, para o desenvolvimento sustentável.

O Selo Verde, atribuído gratuitamente, tem como objetivo o reconhecimento de práticas e ações que promovam a qualidade ambiental, nomeadamente quanto à gestão eficiente de resíduos, da energia, da água, da mobilidade e consumo sustentáveis e, sobretudo, na redução das emissões de dióxido de carbono.

O certificado de qualidade ambiental visa ainda incentivar o desenvolvimento de novos procedimentos de qualificação e certificação ambiental e, por outro, inventariar e conferir reconhecimento municipal de entidades que já procederam à sua qualificação e certificação ambiental.

O aumento da eficiência energética, com a consequente redução de consumos energéticos e emissões de dióxido de carbono, e o estímulo à implementação e utilização de energias renováveis são metas a atingir com a dinamização do Selo Verde do Município de Setúbal.

A primeira edição, realizada entre 2017 e 2019, contou com a candidatura de 18 entidades, entre as quais sete empresas, três juntas de freguesia, sete escolas e uma coletividade, tendo sido concluídos com sucesso 17 processos de certificação.

A Creche e JI Arco Íris, as escolas básicas do Bairro Afonso Costa e Luísa Todi, a EB JI do Montalvão, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, a Escola Lima de Freitas e a EB dos Pinheirinhos foram os estabelecimentos de ensino certificados na primeira edição.

No que diz respeito às empresas foram distinguidas com o Selo Verde a Águas do Sado, Bobcap, restaurante Carnes do Convento, Ótica Pita, Simarsul, VD Máquinas e Vertigem Azul, e no caso das juntas de freguesia foram reconhecidas as boas práticas ambientais do Sado, São Sebastião e Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

As candidaturas à segunda edição do Selo Verde, a decorrer entre os dias 15 de janeiro e 14 de fevereiro, podem ser efetuadas através do endereço de correio eletrónico gapae@mun-setubal.pt. Mais informações podem ser solicitadas através do telefone 265 537 000.

Os candidatos usufruem de uma auditoria de cariz energético e ambiental para identificação de medidas de boas práticas e aconselhamento técnico para futura implementação de soluções. Depois, em caso de melhoria da performance ambiental e energética, verificadas numa segunda auditoria, é atribuído o Selo Verde.

Ambas as auditorias, realizadas gratuitamente, são conduzidas por técnicos especializados da Câmara Municipal de Setúbal e da ENA, entidade responsável pela elaboração do relatório para avaliação final dos candidatos.

Todos os concorrentes recebem um certificado de participação, sendo o Selo Verde, a Bandeira do Selo Verde e o Diploma do Selo Verde do Município de Setúbal atribuídos aos participantes que completem o ciclo de desenvolvimento do projeto com sucesso.

Além destas distinções, podem ser atribuídos prémios, nalguns casos em dinheiro, às juntas de freguesias e às escolas, apoios específicos para arborização urbana ou criação de novos espaços verdes, no caso das juntas, e para arborização ou ajardinamento do espaço escolar, para as escolas.

Já as empresas que obtenham o Selo Verde do Município de Setúbal são premiadas com a divulgação da obtenção da distinção em canais comunicacionais da autarquia, nomeadamente em plataformas digitais, materiais promocionais e eventos de caráter turístico e ambiental.