A operação resulta de uma candidatura apresentada ao Plano para a Eficiência no Consumo pela Câmara Municipal de Setúbal, ação promovida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e implementada, no âmbito do programa “Semáforos LED”, pela EDP Comercial.

Com esta medida, que inclui a substituição de um total de 871 óticas incandescentes, a autarquia dota todos os equipamentos semafóricos com luminárias LED, tecnologia mais eficiente e amiga do ambiente e que materializa uma poupança na fatura energética paga pelo município.

A intervenção, num investimento global 56.212,90 euros, permite a diminuição do consumo energético em 268.593 quilowatts, o que se traduz numa redução de 43.668 euros na fatura energética paga anualmente pela Câmara Municipal de Setúbal.

Esta medida, implementada no âmbito do Plano para a Eficiência no Consumo, é comparticipada por fundos comunitários em 30.683,17 euros, ou seja, 55 por cento, cabendo ao município sadino suportar o valor remanescente da intervenção, que se cifra nos 25.529,73 euros.

Os trabalhos de substituição das óticas dos semáforos têm a duração prevista de duas semanas. Por questões de segurança e de forma a evitar constrangimentos maiores à circulação automóvel, muitas das intervenções agendadas são executadas em período noturno.