A iniciativa, inserida na 9.ª Semana Temática da Deficiência, tem como objetivo “sensibilizar a população para os problemas que as pessoas invisuais sentem no dia a dia”, explica Íris, uma das alunas envolvidas no projeto, a quem vai passando na Praça de Bocage.

A turma a que Íris pertence, o 10.º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Sebastião da Gama, foi dividida em quatro grupos pela professora Helda Rodrigues, com o objetivo de criar desenhos em painéis para serem pintados ao vivo com a participação da comunidade.

“Solicitamos a quem passa na rua para pintar um pouco do desenho, de olhos vendados, sob a orientação dos alunos, para que sinta aquilo que uma pessoa invisual sente no dia a dia. É uma forma chamar a atenção para a diferença”, explica a professora.

José Kaiseler, um dos transeuntes convidados a participar, tenta pintar de amarelo o cão-guia de um menino cego no painel desenhado pelo grupo de Íris, mas a tarefa não parece ser fácil, mesmo com a ajuda dos alunos.

“Costumo pintar, mas nunca tinha pintado de olhos fechados. É um pouco difícil, mas como eles têm o contorno dos desenhos saliente, como se fosse braile, facilita um pouco”, conta.

Íris e a colega Mariana tentam ajudar José que recusou o pincel, pois prefere pintar com as mãos, e agradecem a participação, pois “poucas pessoas aceitaram aderir, inventam desculpas e vão embora”, lamenta Mariana.

Noutro painel, vai ganhando cor o desenho do grupo de Ana Malta, com dois olhos grandes e diversos motivos coloridos na testa que “representam os pensamentos das pessoas”.

Ana e os colegas orientam Palmira Varela que passeava com uma amiga na Praça de Bocage quando foi abordada para dar um contributo à atividade.

Antes de vendar os olhos, Palmira decidiu pintar um vaso, um dos elementos desenhados no painel, mas o objetivo não foi cumprido.

“Nós não temos noção das dificuldades sentidas pelas pessoas invisuais. É difícil pintar sem ver. Os contornos do desenho são salientes, mas sem ver acabei por não pintar o que queria. Queria pintar um vaso e pintei a pétala de uma flor.”

Os alunos do 10.º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Sebastião da Gama convidaram os setubalenses a participar na pintura dos quatro painéis, que no final ficaram unidos para formar um mural.

A 9.º Semana Temática da Deficiência, a decorrer até 3 de dezembro, organizada pela Câmara Municipal e pelo Grupo Concelhio para as Deficiências – Setúbal, com diversas parcerias, incluiu, desde 25 de novembro, atividades de dança e poesia e rastreios de prevenção da insuficiência renal.

O programa prossegue a 30 de novembro com a estreia da peça “A Estação”, pelo grupo de teatro “O Puzzle”, do Clube de Animação Jovem da APPACDM de Setúbal, num evento de entrada gratuita a ter lugar no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, às 21h00, e com nova sessão a 3 de dezembro, às 15h00.

A Semana Temática da Deficiência tem como objetivo sensibilizar a comunidade para uma atitude de aceitação, valorização e inclusão das pessoas com deficiência e promover os valores da tolerância, solidariedade e respeito pelos outros.