“O mar e o pescador são parte da identidade de Setúbal. O mar é fundamental e o pescador é uma imagem de marca da cidade”, sublinhou o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, autarquia que, juntamente com a Câmara Municipal, organiza o evento, agora na terceira edição.

A decorrer entre 25 de maio e 3 de junho, a Semana do Mar e do Pescador dinamiza cerca de duas dezenas de atividades que promovem as tradições das comunidades piscatórias locais e a própria economia do mar.

Para a vereadora das Atividades Económicas, Eugénia Silveira, o programa, que inclui, entre outras iniciativas, o certame gastronómico Festival do Peixe e vários ateliers para crianças e adultos sobre temáticas relacionadas com a pesca, tem o mérito de “sensibilizar os mais pequenos para importância da preservação da vida marinha e para a relevância da vida no mar”.

A autarca salientou, na apresentação pública do programa realizada na Casa da Cultura, que “não é apenas nestes dez dias [do certame] que se atingem esses objetivos”, pois “esse é um trabalho que tem de ser diário, para o qual a Câmara Municipal, dentro das suas competências, está atenta e empenhada”.

Seja como for, acentuou Eugénia Silveira, “sem dúvida, estes dez dias são um contributo muito significativo nesse sentido”.

A Semana do Mar e do Pescador apresenta-se ao público com três objetivos, uma vez que divulga muitas das tradições associadas às comunidades piscatórias, presta homenagem aos homens e mulheres que, direta e indiretamente, constroem as suas vidas com base naquilo que as atividades marítimas proporcionam e tenta dinamizar a própria economia do mar, seja ao nível da pesca profissional e lúdica, seja, inclusivamente, em termos turísticos.

“Muitas vezes esquecemo-nos das pessoas que, graças ao esforço que desenvolvem, que não é pouco, são responsáveis por termos pescado à mesa. No caso de Setúbal, é, até, pescado de extrema qualidade, nomeadamente biológica”, sublinhou Rui Canas.

O programa da Semana do Mar e do Pescador apresenta, entre os dias 25 e 27, o Festival do Peixe, certame gastronómico que promove as ementas à base de pescado em dezenas de restaurantes da cidade de Setúbal.

Mas esta é apenas uma pequena parte da panóplia de iniciativas propostas durante esta semana especial. “Já se viu nas outras edições que o conjunto de atividades que decorrem durante a Semana do Mar movimenta milhares de pessoas”, apontou Rui Canas.

De 26 de maio a 3 de junho, das 10h00 às 24h00, está patente no Parque Urbano de Albarquel, a Mostra das Tradições Marítimas, que inclui ateliers e é dedicada aos costumes associados aos círios marítimos e às artes e tradições de pesca.

Esta mostra inclui ateliers para os mais pequenos, entre os dias 28 de maio e 1 de junho, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30.

As atividades centram-se nas tradições marítimas, como a arte de remar e gingar, a carpintaria naval, a calafetagem de embarcações de madeira, as artes de redes e sobre a vida marinha do Estuário do Sado e costa da Arrábida.

A mostra “Petiscos com Sabor a Mar”, sobre gastronomia sadina confecionada por pescadores, decorre também no Parque Urbano de Albarquel e nos mesmos dias, mas entre as 10h00 e as 24h00.  Animação musical preenche programação cultural, todos os dias, a partir das 21h00.

Na Avenida José Mourinho, junto do edifício dos cacifos de pesca, está patente a exposição fotográfica “Labores do Mar”. A exposição, com inauguração agendada para o dia 26, às 17h30, pode ser visitada até ao último dia da Semana do Mar e do Pescador.

Também a 26, às 10h00 e às 15h00, realizam-se dois passeios fluviais na embarcação “Maravilha do Sado”, com partida da Doca dos Pescadores. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nos polos de Santa Maria da Graça e de Nossa Senhora da Anunciada do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal.

Ainda a 26 de maio, às 10h30, no auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, localizado no Mercado do Livramento, a Ocean Alive, uma das entidades parceiras da Semana do Mar e do Pescador, promove a atividade “Há Mar no Mercado”, formação para professores e auxiliares educativos do 1.º ciclo do ensino básico. Inscrições gratuitas através do endereço gae@mun-setubal.pt ou do telefone 265 545 390.

A 27 de maio, domingo, às 08h00, na Igreja de São Sebastião, celebra-se a Missa de Homenagem aos Pescadores.

Nos dias 28 e 29, às 09h00 e às 11h00 de ambos os dias, alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo embarcam no Maravilha do Sado para o atelier educativo “À descoberta do ninho de vida marinha no Estuário do Sado”, ação dinamizada por uma bióloga marinha da Ocean Alive e uma pescadora do Sado.

A 30 de maio, com início às 10h00, o Mercado do Livramento acolhe uma aula de culinária ao vivo, com cavala e carapau, numa ação de promoção do pescado nacional.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas através do correio eletrónico gae@mun-setubal.pt ou do telefone 265 545 390.

À tarde, pelas 14h00, alunos de escolas do concelho visitam a lota para assistirem à simulação de um leilão tradicional e eletrónico de pescado, numa colaboração da Docapesca.

A vida marinha é assunto em destaque de oficinas ambientais realizadas no âmbito do projeto “Educar no Mar”, dirigidas a alunos e professores do 1.º ciclo das escolas de Setúbal e Azeitão, no dia 30 de maio, às 09h00, no Parque Urbano de Albarquel.

A 31, Dia Nacional do Pescador, às 10h30, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, realiza-se a cerimónia de deposição de flores no Memorial aos Pescadores Setubalenses Desaparecidos.

No último dia do programa, 3 de junho, às 10h00, também no Parque Urbano da Albarquel, realiza-se uma corrida de botes a remos.

Duas horas mais tarde, ao meio-dia, e a encerrar a Semana do Mar e do Pescador, um almoço-convívio comemorativo do Dia do Pescador reúne a comunidade piscatória, em que não falta animação musical.

Para inscrições e mais informações deve contactar-se a União das Freguesias de Setúbal, através do telefone 932 913 630.

Além da Ocean Alive e da Docapesca, a Semana do Mar e do Pescador conta com a parceria da Escola de Hotelaria e Turismo e da Associação da Família do Mar de São Sebastião.