11° Parcialmente nublado
Semana do Carapau e da Sardinha | Degustação na Casa da Baía

O carapau e a sardinha receberam destaque suplementar numa degustação comentada pela chef Isabel Fonseca que encerrou no dia 1, na Casa da Baía, uma semana gastronómica com a participação de mais de seis dezenas de restaurantes de Setúbal.


Ceviche de carapau, taquinho de sardinha com cebola roxa, tempura de carapau e húmus de carapau acompanhado de salada crocante foram os quatro pratos confecionados por Isabel Fonseca e que conquistaram as cerca de trinta pessoas que participaram na sessão ao final da tarde.

Durante duas horas, os participantes tiveram a oportunidade de descobrir novas formas de cozinhar o carapau e a sardinha numa degustação que incluiu ainda uma prova vínica, com o apoio da Sivipa – Sociedade Vinícola de Palmela.

A Semana do Carapau e da Sardinha, certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Docapesca, com o apoio da Makro, teve início a 24 de agosto com uma aula de culinária, também dinamizada na Casa da Baía pela chef Isabel Fonseca, da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Ao longo de nove dias, tanto o carapau como a sardinha, duas das espécies mais consumidas no país durante os meses de verão, estiveram presente nas ementas de 64 restaurantes, que apresentaram ementas gastronómicas específicas, desde os pratos mais típicos até às receitas mais elaboradas.

A Semana do Carapau e da Sardinha faz parte de um calendário de eventos gastronómicos dinamizado pelo município no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe com o objetivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência.