Semana do Mar - navio-escola norueguês Sørlandet

A importância da Semana do Mar para a valorização das potencialidades de desenvolvimento da ligação entre a cidade e o rio Sado foi destacada na manhã do dia 11 de outubro pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.


“Com a Semana do Mar pretendemos afirmar o potencial de desenvolvimento económico que esta ligação de Setúbal ao mar potencia através do seu porto, seja no plano local, regional ou nacional”, sublinhou o autarca em conferência de imprensa realizada na Casa da Baía, de apresentação do evento, que decorre de 17 a 23 de outubro, na frente ribeirinha da cidade.

A Semana do Mar, organizada numa parceria conjunta entre Câmara Municipal de Setúbal, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), Aporvela e Marinha Portuguesa, contempla um conjunto de atividades, como visitas a navios, batismos de mar, passeios no rio e experiências em simuladores de navegação, que “avivam a memória para a importância histórica e cultural de Setúbal na sua relação social e económica com o mar”.

André Martins frisou que o evento tem como objetivo “afirmar a responsabilidade histórica de Setúbal e dos setubalenses na defesa, preservação e promoção desse harmonioso património natural que podemos considerar único e de valor incomensurável”, constituído por Estuário do Sado, Baía de Setúbal, Serra da Arrábida e “o mar que lhes abre portas ao mundo”.

O autarca destacou, igualmente, a importância do evento para a defesa e valorização da comunidade piscatória, bem como para “continuar a trabalhar para alcançar uma cada ver maior e melhor relação da cidade com o rio, incentivando também as atividades da marítimo-turística e os desportos náuticos”.

Já o administrador da APSS, Ricardo Cordeiro, sublinhou que a Semana do Mar contribui para mostrar que uma cidade pode viver de forma equilibrada e sustentável com a presença de uma infraestrutura portuária no seu território.

“Há um conjunto de iniciativas associadas ao evento que permitem que todos saibam que há uma atividade portuária qualificada em Setúbal e compatível com os valores naturais do estuário.”

O responsável realçou, igualmente, o trabalho conjunto desenvolvido pela Câmara Municipal e pela APSS para que a frente ribeirinha da cidade “esteja cada vez mais qualificada e seja cada vez mais um espaço de referência”.

Ricardo Cordeiro revelou ainda uma “surpresa de última hora” no programa da Semana do Mar que é a presença em Setúbal do navio-escola norueguês Sorlandet, que também estará aberto para visitas escolares e do público em geral, em datas e horários a divulgar oportunamente.

Para o presidente da Aporvela, comandante João Lúcio, “vale muito a pena visitar esta embarcação, que percorre todo o mundo e proporciona uma experiência única de ensino”.

A realização da sétima edição da Semana do Mar é, para o responsável da Aporvela, “um feito extraordinário que demonstra que Setúbal é uma cidade virada para o mar”.

De entre o programa de atividades previsto para o evento, o responsável sublinhou as tradicionais visitas escolares aos navios emblemáticos, que registam “uma grande adesão, com a inscrição de milhares de alunos das escolas da região”.

É de destacar que o NRP Sagres vem de regresso de uma viagem ao Brasil diretamente para Setúbal, o que, para João Lúcio, “torna ainda mais especial a sua presença na Semana do Mar”.

Além do NRP Sagres e do Sørlandet, também estão abertos a visitas escolares e do público em geral o Santa Maria Manuela, um ex-bacalhoeiro da Frota Branca, e a caravela Vera Cruz, entre 20 e 22 de outubro, sempre na zona ribeirinha, no Cais 2, e com entrada gratuita.

No dia 20, podem ser visitados o Santa Maria Manuela e a Vera Cruz, das 10h00 às 23h00, no dia 21 o NRP Sagres e o Santa Maria Manuela, das 10h00 às 17h00, e a Vera Cruz, das 10h00 às 23h00, e no dia 22 o NRP Sagres e a Vera Cruz, das 10h00 às 23h00.

No caso do navio-escola norueguês Sørlandet as visitas realizam-se logo a partir do dia 18, sempre no horário das 13h00 às 18h00.

A Semana do Mar começa a 17 de outubro com a conferência “Visão para o desenvolvimento sustentável do porto e cidade de Setúbal”, com início às 09h00 no Fórum Municipal Luísa Todi.

O dia de abertura conta também com um concerto pela Banda da Armada, às 21h30 no mesmo espaço, numa parceria com a Marinha Portuguesa. O concerto é gratuito, mas é necessário levantar convites na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi, num máximo de dois por pessoa.

O derradeiro dia do evento, 23 de outubro, um domingo, fica marcado pela largada do NRP Sagres e da Caravela Vera Cruz, que zarpam às 11h00 do Cais 2 e do molhe exterior.

No mesmo dia, e à mesma hora, parte de Setúbal o Rally-Cruzeiro Setúbal-Lisboa, resultado de uma pareceria entre a Associação Nacional de Cruzeiros e a Aporvela, depois de a 21, sexta-feira, se ter realizado o Rally-Cruzeiro Lisboa-Setúbal, este igualmente com o envolvimento do Clube de Vela do Sado.

Nos dias 20, 21 e 22, entre as 10h00 e as 18h00, têm lugar batismos de mar em lancha de fiscalização rápida, eventos em parceria com a Marinha, que têm saída do cais exterior do molhe e, embora sejam gratuitos, necessitam de inscrição prévia, a fazer no stand da APSS no Cais 2.

Os simuladores de navegação, igualmente em parceria com a Marinha Portuguesa, estão disponíveis gratuitamente junto ao Cais 2, nos dias 20 (entre as 10h00 e as 23h00), 21 (entre as 10h00 e as 18h00), 22 (entre as 10h00 e as 23h00) e 23 (entre as 10h00 e as 13h00).

Em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), há passeios gratuitos de uma hora no Sado em embarcações tradicionais e outras nos dias 20, 21 e 22, com saídas às 11h00, 15h00 e 17h00, e 23, com uma única saída, às 11h00. É necessário fazer inscrição em www.semanadomar.setubal.online, servindo o email  turismo.setubal@mun-setubal.pt para informações.

No dia 22, entre as 10h00 e as 16h00 realizam-se experiências náuticas e batismos de mar no molhe exterior da Zona Ribeirinha, num evento gratuito em parceria com a Boatcenter – que requer inscrição em www.boatcenter.pt e tem informações disponíveis pelo número 969455033 –, enquanto às 14h00 disputa-se uma regata no rio Sado, numa parceria entre a Associação Nacional de Cruzeiros, o Clube de Vela do Sado e a Aporvela,

No mesmo dia, às 15h00, com entrada gratuita, o edifício da Docapesca é palco de um leilão tradicional de pescado do mar à voz, em resultado de uma parceria com a Docapesca.

A gastronomia está presente na Semana do Mar de quinta-feira a domingo, em 20, 21, 22 e 23 de outubro. Nos três primeiros dias, entre as 17h00 e as 24h00, o Cais 2 da Zona Ribeirinha é palco do evento “Veleiros ao Luar: Street Food & Music”, que tem animação musical entre as 20h30 e as 23h00.

Ao lado, nos mesmos dias, entre as 10h00 e as 23h00, e em 23, até às 17h00, decorre o evento “Gastronomia: Sabores da Pesca”, organizado com a Setúbal Pesca – Associação de Pesca Artesanal.

Igualmente no Cais 2, no dia 22 há os showcookings “Espécies Improváveis da Costa de Setúbal” e Degustação de Vinhos & Saladas de Bivalves”, às 15h00 e 17h00, respetivamente, o primeiro em parceria com a Docapesca e o segundo com a Bivalmar.

Estão agendadas visitas guiadas gratuitas ao Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida, entre as 15h00 e as 17h00 de 18 de outubro, e aos terminais de carga do Porto de Setúbal, no mesmo período de dia 19. Para a primeira, a realizar em parceria com o ICNF, as inscrições são feitas através do email turismo.setubal@mun-setubal.pt e para a segunda em comunicacao@portodesetubal.pt.

A Semana do Mar conta ainda com a exposição itinerante “Este Mar é Especial”, dedicada ao Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha, e a mostra “Artes da Pesca – Recordar o Passado com os Olhos no Futuro”, ambas gratuitas, a primeira em parceria com o ICNF e a Troia-Natura e a segunda com a Setúbal Pesca – Associação de Pesca Artesanal.

Ambas estão patentes ao público no Cais 2 nos dias 20, 21 e 22 entre as 10h00 e as 23h00, enquanto no dia 23 a relativa ao Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha pode ser visitada entre as 10h00 e as 13h00 e a dedicada às artes da pesca entre as 10h00 e as 17h00.

Grupos escolares e público em geral são os destinatários do encontro educativo “Há + Mar”, que tem lugar no auditório do Mercado do Livramento entre as 10h00 e as 12h00 de 21 de outubro, sexta-feira, graças a uma parceria entre a Aporvela e a Escola Azul.

O programa completo da Semana do Mar 2022 pode ser consultado aqui.

 

Documentos Relacionados

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril