Saúde Mental

Sessões de cinema, ações de formação, um espetáculo de teatro e uma exposição integram a Semana Temática das Deficiências e Incapacidades, que decorre entre os dias 3 e 10 de dezembro, num misto de formato físico e digital.


“(In)Visivelmente à Nossa Volta!” é o tema da 12.ª edição do evento, organizado pelo Grupo Concelhio para as Deficiências e Incapacidades – Setúbal, do qual faz parte, entre outras entidades, a Câmara Municipal de Setúbal, que proporciona um conjunto de atividades, de participação gratuita, que visam sensibilizar a comunidade para uma atitude de aceitação, valorização e inclusão das pessoas com deficiências e incapacidades.

O primeiro dia do programa, 3 de dezembro, inclui a apresentação do espetáculo cénico “Preconceito Conceituado”, pelo Grupo de Teatro Puzzle da APPACDM de Setúbal, a partir das 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, evento que marca também o encerramento do XXI Festival ExpressArte.

A Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2020 inclui a apresentação de filmes no Cinema Charlot – Auditório Municipal, que tem início no dia 6, às 10h00, com a exibição de “Toy Story 4”.

As inscrições para a “CineAutismo – Sessão de Cinema Adaptado”, organizada pela APPDA, podem ser feitas pelo preenchimento de um formulário online, disponível nesta ligação.

Além disso, a programação do Cinema Charlot – Auditório Municipal contempla, no dia 9, a exibição de um filme sobre a temática das deficiências e incapacidades, ao invés dos três inicialmente previstos, uma vez que as sessões dos dias 7 e 8 foram canceladas, tendo em conta a obrigatoriedade de encerramento dos equipamentos às 15h00, na véspera de feriado, e o recolher obrigatório a partir das 13h00, no feriado, em cumprimento das medidas do Estado de Emergência.

Deste modo, no dia 9, a partir das 20h00, “Ferrugem e Osso”, de Jacques Audiard, dá a conhecer a história de um homem que ajuda uma mulher que se encontra numa cadeira de rodas e lhe dá esperança para voltar a viver. Este é o único evento pago do programa com entradas a 4,5 euros para o público em geral e a 3,5 euros para maiores de 65 anos, estudantes e portadores do cartão jovem.

Também a 9, o Cinema Charlot recebe, entre as 10h00 e as 16h30, a Mostra de Curta-Metragens – Festival Mental.

A Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2020 reserva ainda ações de formação e workshops, alguns abertos à população, outros destinados a profissionais, que têm início no dia 3, às 10h00, com a ação de formação online “Saúde Mental, Família e Comunidade”, destinada a profissionais das áreas social e da saúde.

A ação, com inscrições pelo endereço setubal@eapn.pt e pelos contactos telefónicos 265 535 330 e 963 859 266, tem novas sessões nos dias 4, 9 e 10.

Também no dia 3, o Grupo Pensar Teatro, da Associação Fernando Ilharco, dinamiza um workshop sobre teatro, na Casa da Cultura, entre as 10h00 e as 11h00, aberto à população.

No dia 4, há um novo workshop de teatro aberto à população, entre as 10h30 e as 11h30, no Centro Multicultural da Quinta de Santo António, ao invés de se realizar no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com estava inicialmente previsto, desta vez dinamizado pela APPACDM Setúbal.

Também com início às 10h30, mas em formato digital, pela plataforma Zoom, decorre a sessão “A atividade física e o desporto na Saúde Mental”, com inscrições online nesta ligação.

A ação é reconhecida pelo Instituto Português da Juventude com 0,4 créditos.

Estão, igualmente agendadas, ações de sensibilização sobre bullying e cyberbullying, nos dias 4, 5 e 9, dirigidas à comunidade educativa nos estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, e sobre “Depressão, Doença Bipolar e outras comorbilidades: dificuldades e capacidades”, a decorrer no dia 7, entre as 14h15 e as 17h30, em formato online, com inscrições aqui .

O programa da Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2020 termina no dia 10, com o debate “Vida Independente – A Experiência dos Centro de Apoio à Vida Independente”, dinamizado pela Inovar Autismo, entre as 10h00 e as 13h00.

Esta ação, aberta à comunidade, decorre em formato online, na plataforma Zoom, aqui .

Durante o decorrer da semana temática, entre os dias 3 e 10 de dezembro, está patente, na Experience Box, no Piso-1 no Centro Comercial Alegro Setúbal, a exposição/instalação “Vozes Que Pulsam”, com trabalhos de Paula Moita e de utentes da Associação Doutor Fernando Ilharco inspirados no tema “Um caminhar sobre a linha ténue entre a saúde e a doença mental”.